- publicidade -
- publicidade -

Cantanhede recolheu 187 toneladas de biorresíduos em 2024

O sistema de recolha seletiva de biorresíduos, que inclui resíduos alimentares, de jardim e verdes, registou um total de 187 toneladas em 2024, com o pico a atingir no mês de julho, durante o qual foram recolhidas um total de 24 toneladas.


Iniciado em julho de 2023 em algumas freguesias de Cantanhede, este novo sistema operado pela INOVA-EM apenas ficou acessível a todo o concelho no início de 2024.


Concluído este primeiro ano de atividade, constata-se uma curva ascendente muito positiva no registo de recolhas mensais.

Curiosamente, o mês de julho marcou a transição de recolha para mais do dobro face ao mês anterior, em que foram registadas apenas 11,5 toneladas. Já o mês de agosto contou com um saldo de recolha de 23,7 toneladas.


“Este aumento coincidiu com a Expofacic, num contexto em que houve uma forte divulgação junto dos operadores, nomeadamente tasquinhas e restaurantes, e com um sistema de recolha diário que surpreendeu, positivamente, toda a organização”, refere o presidente do conselho de administração a INOVA-EM, Pedro Cardoso.


Entre os meses de agosto e dezembro, os valores mantiveram-se na ordem das 18 toneladas mensais, face a uma média de 11 toneladas no primeiro semestre do ano.

Pedro Cardoso diz que, uma vez mais, “a Expofacic demonstrou a sua importância mobilizadora, neste caso enquanto privilegiado canal de comunicação pedagógica para se chegar a uma considerável franja da nossa população”.


“As campanhas de sensibilização tiveram um efeito muito positivo e agradecemos o civismo e a grande adesão à correta separação dos resíduos, não só durante o evento, mas também nos meses seguintes, em que constatamos um incremento muito positivo nas recolhas”, acrescentou.


Ainda de acordo com este responsável, “é vital para Cantanhede explorar o potencial transformador destes resíduos orgânicos, rentabilizá-los e valorizá- los, sobretudo se levarmos em conta que a capacidade disponível nos aterros em Portugal é de apenas 14%”.


“Trata-se de uma situação alarmante, um desafio que exige uma mobilização de todos os agentes, públicos e privados, de forma a garantir que o país se aproxima das metas europeias e assegura uma gestão eficiente dos seus resíduos”, concluiu.


O sistema de recolha seletiva de biorresíduos está disponível de forma gratuita.


Para tal, basta efetuar o respetivo registo na sede da INOVA-EM ou no Ecocentro Municipal, para obter a chave de aos contentores dedicados.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
16.4 ° C
16.4 °
12.2 °
61 %
0.7kmh
7 %
Qua
17 °
Qui
15 °
Sex
13 °
Sáb
13 °
Dom
17 °

Cineteatro Anadia recebe espetáculo para bebés

O Cineteatro Anadia recebe no próximo dia 22 de...

Anadia: Município promove Concurso escolar “Ler & Aprender”

O Município de Anadia está a dinamizar mais uma...

Águeda: Detido por condução perigosa e posse de arma proibida 

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial...
- publicidade -