A Equipa Técnica do Radar Social do Município de Cantanhede está no terreno, desde início de janeiro de 2025, a realizar a referenciação das situações de vulnerabilidade social no território do concelho.
Esta equipa já reuniu com múltiplos parceiros locais, autarquias e IPSS, encontrando-se a percorrer todas as localidades e lugares habitados para um trabalho de identificação e referenciação do território de Cantanhede.
O projeto piloto “Radar Social” tem como objetivo identificar, referenciar e encaminhar situações de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social no concelho de Cantanhede, através de um trabalho de parceria e cooperação com o Conselho Local de Ação Social de Cantanhede.
“Sinalizar situações de vulnerabilidade social é uma responsabilidade de todos.
Qualquer pessoa pode alertar para estas situações, incluindo juntas de freguesia, forças de segurança, estabelecimentos de saúde, escolas, instituições e qualquer cidadão individual.
A sinalização pode ser feita de forma presencial, telefónica, via eletrónica ou anónima”, frisou a vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.

Aquilo que se pretende é detetar precocemente casos de vulnerabilidade, garantir a articulação entre os diferentes parceiros sociais e encaminhar as pessoas e famílias para a resposta mais adequada às suas necessidades, promovendo a sua inclusão e melhoria das condições de vida.
A Equipa Técnica Multidisciplinar, especializada nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Sociologia desenvolve um trabalho de identificação, sinalização e encaminhamento das situações de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social, em estreita ligação com a Rede Social de Cantanhede, com o objetivo de criar mecanismos de mapeamento e vigilância de situações identificadas.
O Radar Social pretende otimizar os recursos locais através de uma intervenção eficaz e de proximidade da equipa multidisciplinar com vista à ativação de respostas e sinergias locais, regionais e ou nacionais.
Este projeto resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal de Cantanhede à medida RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para sinalizar situações à equipa do Radar Social, pode utilizar o telefone 231249043 ou 231249045, telemóvel 965680277, email dass@cm-cantanhede.pt ou dirigir-se presencialmente à Casa Francisco Pinto, situada na Rua Dr. António José de Almeida, nº 3, 3060-142 Cantanhede.