A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou, na quarta-feira, 26 de fevereiro, o auto de consignação que marca o início da obra de requalificação e ampliação da antiga Biblioteca de Covões para implementar uma Unidade de Saúde.
A USF está atualmente a funcionar no edifício da Casa do Povo, no centro da freguesia de Covões. No entanto, além de não oferecer as condições adequadas, a localização apresenta várias dificuldades, nomeadamente em termos de circulação automóvel, estacionamento e acessibilidade.
O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram também presentes a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, o presidente da Junta de Freguesia de Covões e Camarneira, Asdrúbal Torres e algumas funcionárias desta USF.

“A Unidade de Saúde de Covões há muito que necessitava de uma solução, e finalmente a empreitada vai começar. Esta intervenção vai permitir melhorar a prestação de cuidados de saúde primários dos utentes, assim como melhorar as condições dos funcionários que ali desempenham as suas funções.
Além disso, permitirá a ampliação da oferta de serviços, incluindo a disponibilização de mais médicos de família”, frisou Helena Teodósio.
Adjudicada por 614.454 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 450 dias seguidos.
Esta mudança de localização possibilitará não apenas a ampliação do edifício, mas também o aumento da sua capacidade de resposta, passando de cerca de 3.600 para 5.400 utentes.

A intervenção na Unidade de Saúde de Covões abrangerá diversas áreas essenciais para a modernização e funcionalidade do espaço. Inicialmente, serão realizados trabalhos preliminares e demolições necessárias, seguidos pela execução de fundações e estruturas.
A nível arquitetónico, incluirá a construção de paredes, carpintarias, serralharias, revestimentos, pinturas e a instalação de equipamentos sanitários. No exterior, serão efetuados arranjos paisagísticos, pavimentações e sistemas de drenagem.
A infraestrutura será reforçada com novas instalações elétricas, redes de abastecimento e escoamento de águas, além da implementação de sistemas mecânicos como ar condicionado, ventilação e segurança contra incêndios.
Por fim, o espaço será equipado com bancadas e armários superiores, garantindo maior eficiência e conforto para utentes e profissionais.