O Porto de Aveiro iniciou um projeto de modernização destinado a fortalecer a infraestrutura elétrica da zona portuária, com um investimento de 1,4 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias. O objetivo é aumentar a capacidade energética e impulsionar o desenvolvimento sustentável das operações.
O concurso público para a empreitada de construção da linha mista a 60kV entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro já foi publicado em Diário da República. A obra inclui uma linha subterrânea e aérea de alta tensão, considerada essencial para garantir uma maior capacidade de resposta às necessidades energéticas do porto.
De acordo com a administração portuária, esta ligação permitirá fornecer energia elétrica a navios atracados (On Shore Power Supply – OPS), reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa e contribuindo para os objetivos de neutralidade carbónica até 2050. Além disso, facilitará a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis e a atração de novas empresas, aumentando a competitividade da infraestrutura.
O projeto integra-se na Estratégia para a Transição Energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021, e está alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu e da Lei do Clima, que prevêem uma redução de 55% nas emissões até 2030.