- publicidade -
- publicidade -

Porto de Aveiro investe 1,4 milhões de euros para reforço da rede elétrica

O Porto de Aveiro iniciou um projeto de modernização destinado a fortalecer a infraestrutura elétrica da zona portuária, com um investimento de 1,4 milhões de euros e um prazo de execução de 365 dias. O objetivo é aumentar a capacidade energética e impulsionar o desenvolvimento sustentável das operações.

O concurso público para a empreitada de construção da linha mista a 60kV entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro já foi publicado em Diário da República. A obra inclui uma linha subterrânea e aérea de alta tensão, considerada essencial para garantir uma maior capacidade de resposta às necessidades energéticas do porto.

De acordo com a administração portuária, esta ligação permitirá fornecer energia elétrica a navios atracados (On Shore Power Supply – OPS), reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa e contribuindo para os objetivos de neutralidade carbónica até 2050. Além disso, facilitará a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis e a atração de novas empresas, aumentando a competitividade da infraestrutura.

O projeto integra-se na Estratégia para a Transição Energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021, e está alinhado com as metas do Pacto Ecológico Europeu e da Lei do Clima, que prevêem uma redução de 55% nas emissões até 2030.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens quebradas
10.9 ° C
10.9 °
10.9 °
88 %
2.6kmh
84 %
Sáb
21 °
Dom
25 °
Seg
26 °
Ter
26 °
Qua
22 °
- publicidade -