- publicidade -
- publicidade -

Prevenção de incêndios reúne especialistas em Pampilhosa da Serra

Decorreu hoje no Auditório Municipal a “Conferência FIREPOCTEP+: Dia Internacional das Florestas”, um encontro dedicado à prevenção dos incêndios rurais na Península Ibérica, à gestão transfronteiriça das florestas e à agenda da União Europeia, que reuniu especialistas e entidades de Portugal e Espanha.

No período de acolhimento, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, frisou que o “trabalho do projeto e do consórcio que criaram é muito importante para o Município e para a Região”. “Este interior de Portugal tem de ser protegido e cabe-nos a nós fazer esse caminho, juntando especialistas, entidades públicas e privadas”, acrescentou.

Para o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito, os “territórios, os solos, as pessoas e o sistema financeiro não aguentam a cadência e a recorrência recente dos fogos florestais”, pelo que considerou ser necessário inverter este “desafio” com “conhecimento, partilha e com a descoberta de melhores formas para mitigar este problema e ganhar resiliência”.

Este não pode ser um trabalho “episódico”, adiantou Jorge Brito, salientando o “belíssimo exemplo que está a ser feito na Pampilhosa da Serra com o projeto de alteração da paisagem através da vinha”, na AIGP da Travessa.

De resto, no âmbito do programa da reunião do consórcio FIREPOCTEP+, este foi um dos projetos visitados ontem pela comitiva, no decorrer de um périplo a iniciativas identificadas como exemplos de boas práticas, implementadas no concelho pelo Município e pela CIM Região de Coimbra.

A conferência ficou marcada pelas apresentações de Juan Picos, coordenador do projeto FIREPOCTEP+ para a Universidade de Vigo, de Miguel Almeida, Investigador da Universidade de Coimbra, contando ainda com uma mesa redonda subordinada ao tema “Rumo aos Objetivos da Estratégia Florestal Europeia”. Isabel Gonçalves, responsável pelo programa Interreg POCTEP, e Maria del Carmen Martín, Subdiretora-Geral da Cooperação Territorial Europeia, intervieram no período de acolhimento.

A iniciativa é dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pelo projeto Firepoctep+, que, recorde-se, tem como objetivo reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal conhecida como La Raya. Este projeto é liderado pela Universidade de Vigo e cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP).

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens quebradas
21.4 ° C
21.4 °
21.2 °
80 %
2.2kmh
66 %
Sex
20 °
Sáb
24 °
Dom
26 °
Seg
26 °
Ter
31 °

Lagoa de Torres recebe Mercado Medieval de Anadia

Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro,...

Universidade Sénior da Curia expõe trabalhos no Posto de Turismo

Os alunos das turmas de “Expressões e Movimentos Artísticos”...

Espetáculo gratuito no Museu Municipal encheu claustros de música e património em Montemor-o-Velho

Os claustros do Museu Municipal – Peregrinações, em Montemor-o-Velho,...
- publicidade -