- publicidade -
- publicidade -

Aveiro: Condução dos trabalhos da AM motiva protesto do PSD, CDS e presidente da Câmara

Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Aveiro (AM), realizada na quarta-feira, dia 27 de março de 2025, a condução dos trabalhos pelo presidente da AM, Luís Souto, gerou um protesto formal por parte do PSD, ao qual se juntaram o CDS e o próprio presidente da Câmara, Ribau Esteves.

O protesto surgiu durante a discussão do primeiro ponto da agenda, que dizia respeito à proposta de adesão do município de Aveiro ao ICOM (International Council of Museums). O porta-voz do PSD, Manuel Prior, criticou a forma como Luís Souto permitiu que o debate se desviasse do tema principal, ao invés de manter a ordem da sessão.

O motivo da discórdia foi a intervenção de Selma Tavares, do Bloco de Esquerda, que aproveitou o ponto da agenda para defender a importância da adesão ao ICOM, mas também para criticar a falta de apoio municipal à cultura. Selma Tavares apontou para a degradação do património cultural, a falta de recursos humanos e a ausência de políticas públicas para a área, criticando a priorização da atividade turística em detrimento da conservação dos equipamentos museológicos.

Luís Souto defendeu a sua condução dos trabalhos, argumentando que as intervenções sobre um tema podem naturalmente gerar outras discussões relacionadas. O presidente da AM considerou que a intervenção de Selma Tavares não foi “totalmente descabida” e que não havia motivo para “dramas”, uma vez que seria dada a oportunidade para “rebater” as críticas.

No entanto, Jorge Greno, do CDS, subscreveu o protesto do PSD, defendendo que o debate deveria ter-se mantido estritamente dentro do tema da adesão ao ICOM. O presidente da Câmara, Ribau Esteves, também fez questão de registar o seu protesto pela “má condução” dos trabalhos.

Ribau Esteves aproveitou a oportunidade para responder às críticas do Bloco de Esquerda, sublinhando o esforço e a competência do município para conseguir a adesão ao ICOM e à rede portuguesa de museus. O edil assegurou que as críticas do Bloco não correspondiam à realidade, caso contrário, Aveiro não teria sido admitida nas referidas instituições.

Após a votação da proposta de adesão ao ICOM, Luís Souto decidiu não incluir o protesto do PSD como declaração de voto da bancada.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
11.4 ° C
11.4 °
11.4 °
73 %
2.6kmh
0 %
Seg
26 °
Ter
21 °
Qua
17 °
Qui
18 °
Sex
15 °
- publicidade -