- publicidade -
- publicidade -

Inspetores do Ambiente investigam descargas da Ferpinta para o rio Ínsua

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) iniciou um inquérito à empresa Ferpinta, líder ibérica na produção de tubos de aço, após a descoberta de águas de aspeto ferroso a escorrerem da fábrica da Carregosa para o rio Ínsua, um importante afluente do rio Antuã. A descida das águas suspeitas é feita através de um túnel, que alimenta o curso do rio, que por sua vez desagua na ria de Aveiro.

A investigação foi desencadeada após uma inspeção-surpresa realizada na quinta-feira, 20 de março, por uma equipa de seis inspetores, que recolheu amostras das águas para análise no laboratório central da APA. A situação pode configurar uma contraordenação ambiental grave, com base na legislação que pune a deposição de substâncias poluentes em águas ou terrenos abrangidos pelos recursos hídricos. As coimas para este tipo de infração variam entre os 24 mil e os 144 mil euros, podendo atingir valores de até 5 milhões de euros caso a infração seja considerada dolosa ou envolva substâncias tóxicas.

Apesar de uma vistoria de rotina realizada dias antes, nos dias 18 e 19 de março, coordenada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, onde a Ferpinta foi alvo de inspeção no contexto da renovação da licença de exploração, não ter identificado qualquer desconformidade, as novas evidências levam à abertura de um inquérito. Na vistoria de rotina, a APA não encontrou desvios nas atividades licenciadas da empresa, como emissões atmosféricas, ruído e águas residuais.

Além disso, a Administração Regional Hidrográfica do Centro (ARHC) já tinha realizado uma inspeção em janeiro de 2025, sem detectar infrações. No entanto, segundo informações reveladas, a Ferpinta não possui licença da APA para a drenagem de águas no rio Ínsua ou terrenos adjacentes.

A Ferpinta, por sua vez, afirmou estar comprometida com a legalidade e o respeito pelo meio ambiente, relembrando que a sua gestão ambiental é certificada pela CERTIF, com validade até 2025. A empresa defende a transparência nas suas atividades e reafirma a sua conformidade com as normas ambientais.

A investigação prossegue enquanto as autoridades aguardam os resultados das amostras recolhidas.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
11.4 ° C
11.4 °
11.4 °
73 %
2.6kmh
0 %
Seg
26 °
Ter
21 °
Qua
17 °
Qui
18 °
Sex
15 °
- publicidade -