No dia 25 de março, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo celebrou, na Câmara Municipal de Ílhavo, o contrato para a aquisição de um Veículo Especial de Combate a Incêndio (VECI) com a empresa Jacinto Marques de Oliveira e Sucrs., Lda.
Este investimento, no valor de 548.300,00 euros, acrescido de IVA, permitirá reforçar a capacidade de resposta a incêndios em áreas industriais com elevado risco químico. A entrega do veículo está prevista até 31 de julho deste ano, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
O projeto resulta de um esforço conjunto entre o Município de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro (APA) e as empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro, que, em novembro do ano passado, celebraram um protocolo para atribuição de um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
Caberá ao Município de Ílhavo e à APA, S.A. o financiamento de 100.000,00 euros cada, correspondendo a 36,48% do total, enquanto as empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos financiarão o montante restante de 348.300,00 euros, equivalente a 63,52% da despesa.

O VECI destaca-se pela tecnologia inovadora e especificações únicas em Portugal, contando com 15.000 litros de capacidade de água e 1.000 litros de agente espumífero para incêndios em hidrocarbonetos, além de um monitor de incêndios de alta projeção, sistemas avançados de análise térmica e monitorização de atmosferas explosivas, comunicações adaptadas a zonas ATEX e equipamentos para contenção de derrames e proteção química e respiratória.
A aquisição deste veículo representa um avanço significativo na proteção das infraestruturas, do meio ambiente e das populações locais, reforçando a capacidade operacional dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e permitindo uma resposta mais eficaz a emergências.
O Município de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e as empresas do Terminal de Granéis Líquidos reafirmam, assim, o seu compromisso com a segurança e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a cooperação para a proteção das infraestruturas críticas e do meio ambiente.