- publicidade -
- publicidade -

Festa do Pão de Vale de Ílhavo recebeu 28 mil visitantes

Entre 28 e 30 de março, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo trouxe ao Jardim Henriqueta Maia cerca de 28 mil pessoas, para comer o Pão e o Folar de Vale de Ílhavo, o que representa um novo aumento em relação à edição anterior, com mais 4 mil visitantes em relação a 2024.


Seis padeiras(os) de Vale de Ílhavo marcaram presença na Festa do Pão, durante as tardes de sábado e de domingo, com as suas padas, folares e broas. Apesar de terem reforçado bastante a produção, em ambos os dias as padeiras saíram da festa de cestos vazios, saciando os visitantes, satisfatoriamente, até ao final da tarde. As duas moagens de Vale de Ílhavo – Moagem Carlos Valente e Moagem Grave – também estiveram presentes com os seus produtos, bem como outras associações ou entidades do município, que promoveram as suas especialidades gastronómicas.


A Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, parceira do Município de Ílhavo na organização do evento, manteve os fornos quentes durante os três dias, garantindo a venda de pão com chouriço, com bacalhau ou com queijo e fiambre. No total, esta associação de Vale de Ílhavo vendeu, aproximadamente, 5600 pães, utilizando para tal mais de uma tonelada de ingredientes, entre farinha, chouriço, queijo, fiambre e bacalhau.


Os Cardadores de Vale de Ílhavo estiveram, também, presentes com serviço de bar, onde venderam algumas centenas de bifanas e bebidas.


Pela primeira vez, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo recebeu dois municípios convidados – Albergaria-a-Velha, que trouxe o seu pão tradicional; e Guarda, com os seus queijos, enchidos e mel. Ambos tiveram um espaço dedicado para venda dos seus produtos, valorizando assim a experiência dos visitantes.

No final da festa, os dois convidados mostraram-se surpreendidos com a grande procura pela prova e venda dos seus produtos.


Novidade, este ano, foram os showcookings “Tapas” – sábado com Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da pastelaria “Junes”, em Ílhavo; domingo, com Filomena Grave, conhecida por todos como Dona Mena, que é também o nome do seu restaurante em Vale de Ílhavo.

Ambos os showcookings registaram uma forte adesão, com muito(a)s interessado(a)s nestas experiências gastronómicas.


O Jardim Henriqueta Maia esteve sempre bastante animado, nas tardes de sábado e de domingo, com a feira de usados “Porta da Bagageira”, onde se montaram 73 bancas no sábado e 67 no domingo, com o apoio da Junta de Freguesia de São Salvador.

Por ali circularam, também, os Toca a Baldar – a Banda de Percussão de Vale de Ílhavo, a Família Cómica – Personagens do Povo, as Gaitas Sirigaitas, bem como os carismáticos Cardadores.

No interior da tenda, duas estátuas vivas “vestiram” a pele de padeiras e o Rancho da Casa do Povo de Ílhavo encerrou a festa, no domingo.


A Festa do Pão de Vale de Ílhavo é, também, uma oportunidade para descobrir o património da terra das padeiras, atualmente integrada na rede Aldeias de Portugal. No domingo de manhã, realizou-se uma Visita Interpretativa ao Vale de Ílhavo, que contou com 27 participantes. A experiência revelou-se tão positiva que ficou a vontade de prolongar o tempo passado em Vale de Ílhavo e
de degustar os seus sabores. O sucesso desta visita deve-se, também, a João Torrão e a Paulo Morgado, professores que têm colaborado com o Município de Ílhavo e que orientaram e acrescentaram valor a esta iniciativa.


De registar, também, a participação, na sexta-feira, de cerca de 37 crianças e professores da Escola Básica de Vale de Ílhavo, que tiveram a oportunidade de “meter a mão na massa” e realizar uma atividade de carimbagem com “xilogravura”. Na sexta à tarde, a Festa do Pão recebeu cerca de 71 idosos de vários lares, centros de dia e da comunidade, que estiveram a amassar e a realizar um ateliê de sacos bordados.


Perante a capacidade de resposta à forte afluência de público, a avaliação da quarta edição da Festa do Pão de Vale de Ílhavo revela-se bastante positiva, cumprindo o desígnio de valorizar a tradição e os produtos endógenos de Vale de Ílhavo, envolvendo o tecido associativo e estimulando o comércio local.


Além de tudo, esta é uma forma de dar a conhecer as padeiras, para que todos possam consumir o que de melhor têm para oferecer, as padas e os folares de Vale de Ílhavo.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
10.3 ° C
10.3 °
10.3 °
88 %
2.5kmh
96 %
Qui
19 °
Sex
15 °
Sáb
17 °
Dom
15 °
Seg
10 °
- publicidade -