A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu, esta quinta-feira, o quarto dos nove helicópteros UH-60 Black Hawk adquiridos para reforçar o combate aéreo a incêndios rurais e a projeção de forças no terreno.
Segundo um comunicado da FAP, este novo meio, que ficará estacionado em Ovar, tem capacidade para transportar 12 bombeiros totalmente equipados e até 2.950 litros de água por largada. A aeronave tem ainda uma autonomia de voo de 2 horas e 30 minutos.
Fase de testes e formação de tripulantes
Antes de entrar em operação, o helicóptero passará por uma fase de testes e aceitação final pela Força Aérea. Entretanto, os tripulantes da Esquadra 551 continuam em formação para obter as qualificações essenciais à operação segura destes meios. O processo de treino e certificação deverá estar concluído no próximo ano.
A FAP sublinha que “o combate aéreo de incêndios rurais e a projeção de forças no terreno são missões de extrema exigência”, justificando assim a necessidade de um plano rigoroso de treino e qualificação para garantir operações eficientes e seguras.
Plano de aquisição e financiamento
A gestão dos meios próprios do Estado para combate a incêndios rurais foi transferida para a Força Aérea em 2018. Desde então, foram assinados contratos para a aquisição de seis helicópteros UH-60 Black Hawk, em grande parte financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os primeiros dois helicópteros foram entregues em novembro de 2023, o terceiro em dezembro de 2024, e os cinco restantes deverão ser recebidos até ao final de 2026.
Além disso, em setembro de 2024, foi assinado um contrato para a aquisição de mais três unidades, elevando para nove o número total de aeronaves destinadas ao combate a incêndios rurais.