A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou por unanimidade um apoio financeiro de 500 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Nicolau, para apoiar as obras de requalificação, conservação e restauro da Igreja Matriz da Feira, também conhecida como Igreja de São Nicolau ou do Espírito Santo.
Localizada no centro histórico da cidade e classificada como Imóvel de Interesse Público, a igreja carece de uma intervenção urgente para travar a sua deterioração. O apoio camarário irá financiar a totalidade do projeto técnico — orçado em cerca de 160 mil euros — e comparticipar até 340 mil euros do valor não elegível pela candidatura a fundos comunitários.
As obras serão alvo de candidatura ao programa “NORTE 2030-2024-31 – Cultura – Iniciativas Âncora Regionais (Rotas do Norte)”, sendo que o apoio máximo possível através desse programa será de dois milhões de euros, num investimento total estimado em três milhões.
A requalificação do monumento não só visa garantir a sua preservação, mas também melhorar as condições de conforto e segurança para fiéis e visitantes, potenciando o turismo e o desenvolvimento socioeconómico local.
A Igreja Matriz, cuja construção remonta aos séculos XVI e XVII com patrocínio dos Condes Pereira, integra o conjunto arquitetónico do convento onde atualmente se encontra o Museu Convento dos Lóios. No seu interior, destaca-se a talha da capela-mor e dos altares laterais, enquanto o exterior é marcado pela escadaria, cruzeiro e chafariz do século XVII.
