Foi inaugurado esta quinta-feira, 10 de abril, o novo Parque de Biomassa da Mealhada, localizado na zona dos Forcões, no Luso. A infraestrutura integra a rede intermunicipal de parques de recolha de biomassa e contentores florestais, e tem como objetivo oferecer uma alternativa sustentável à queima de sobrantes agrícolas e florestais.
Este projeto insere-se na Agenda TransForm, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A nova estrutura visa promover o aproveitamento energético dos sobrantes, valorizando a biomassa numa lógica de economia circular e incentivando métodos ambientalmente responsáveis para o tratamento destes resíduos.
O parque da Mealhada destina-se ao depósito de materiais como sobrantes de podas agrícolas, resíduos provenientes de silvicultura preventiva e da manutenção de jardins. No entanto, é expressamente proibido depositar resíduos com entulhos, metais, lixo doméstico, resíduos orgânicos ou equipamentos elétricos e eletrónicos.
A infraestrutura encontra-se situada entre o Centro de Estágios e a Vila do Luso, estando agora acessível a todos os munícipes. Para esclarecimentos adicionais, está disponível a linha de apoio gratuita 800 2020 203.