O Dia Mundial da Doença de Parkinson é celebrado no dia 11 de abril, com o objetivo de sensibilizar a população mundial para esta doença neurológica degenerativa. A data marca o nascimento de James Parkinson, o médico inglês que descreveu pela primeira vez a doença em 1817, sendo uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA – European Parkinson’s Disease Association).
Através de diversas iniciativas realizadas globalmente, as pessoas são convidadas a aderir às ações e a contribuir com donativos para apoiar a pesquisa e o combate à doença. Esta data é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre os sintomas da Doença de Parkinson, que incluem tremores em repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos, dificuldade em realizar movimentos repetitivos e alterações no equilíbrio durante o movimento.
Em Portugal, cerca de 20 mil pessoas são afetadas pela Doença de Parkinson, sendo esta uma condição que ataca o sistema nervoso central, ainda sem cura. A doença afeta tanto homens como mulheres, embora com uma ligeira predominância no sexo masculino. Globalmente, estima-se que existam 10 milhões de pessoas com Parkinson.
O Dia Mundial da Doença de Parkinson serve como um lembrete para todos sobre a importância da pesquisa, do apoio aos afetados e da continuação dos esforços para melhorar a qualidade de vida dos doentes.