- publicidade -
- publicidade -

Ílhavo: Maior Idade com nova programação entre abril e julho

A Maior Idade, projeto para o envelhecimento e longevidade do Município de Ílhavo, apresenta a nova programação para os meses de abril, maio, junho e julho, que inclui vários projetos de investigação académica, oficinas de apoio ao luto e de apoio a cuidadores informais, uma nova
temporada do “Coro da Memória”, o Concurso de Curtas-Metragens sobre Envelhecimento e uma nova edição do evento “Trocar é Chique”.


As atividades decorrem no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo; no Fórum da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré; e na Sala de Estar, na Gafanha da Encarnação.


No Laboratório do Envelhecimento destaque para o projeto “Storytelling Intergeracional e Digital”, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, que tem como objetivo criar uma plataforma digital para avós e netos partilharem histórias e registarem memórias coletivas, promovendo o fortalecimento dos laços entre diferentes gerações.


Simultaneamente, realiza-se o projeto “Auscultação do Padrão Alimentar e Teste de Usabilidade”, que visa identificar os padrões alimentares da população sénior e testar uma plataforma de encomenda de refeições personalizadas, em colaboração com a Wish and Cook, Lda.

Outro projeto relevante é o “Programa-piloto de Inclusão Social: Friend”, que inclui adultos
mais velhos em diversos contextos sociais, em parceria com várias entidades internacionais, como a Stichting Gouden Dagen e Leyden Academy (Países Baixos), Fundación Harena (Espanha), ANS (Itália) e Akademia Humanistyczno-Ekonomiczna w Lodzi (Polónia). 


Na área artística, destaca-se a celebração do 25 de Abril, com oficinas e conversas, incluindo a oficina “Pins da Liberdade”.


O projeto “Coro da Memória” inicia uma nova temporada, no Laboratório do Envelhecimento, com uma nova equipa artística composta por Luís Carvalho, Bitocas Fernandes, Gabriel Faria, David Valente e João Pratas. O espetáculo de estreia está marcado para o dia 28 de abril.


A 15 de maio realiza-se uma visita a Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025, com o objetivo de aproximar os participantes à cultura local.


Até 10 de junho, encontram-se abertas as candidaturas ao Concurso de Curtas-Metragens sobre Envelhecimento, desta feita, sobre o tema “Envelhecimento e Inclusão numa sociedade em transformação”.


O apoio ao luto também terá grande relevância na programação, com três oficinas: “Sentido da Vida”, com Sofia Simões da AMARA, no dia 27 de maio; “Luto na Primeira Pessoa”, com Lurdes Cardoso, a 29 de abril; e técnicas de relaxamento com taças tibetanas – esta última no Fórum da Maior Idade e as restantes no Laboratório do Envelhecimento.


O apoio aos cuidadores continuará, de forma mensal, com foco em temas como cuidados paliativos, primeiros socorros, luto antecipatório, cuidados pessoais e ajudas técnicas.


O Fórum Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, receberá a segunda edição do evento “Trocar é Chique!”, no dia 14 de junho, promovendo a reutilização e a economia circular, com a troca de roupas, livros e objetos, além de oficinas de recuperação de roupas e restauro de móveis. Ainda na área ambiental, ao longo dos meses, haverá momentos de recolha de lixo nas margens da ria, oficinas de educação ambiental, como a criação de eco-cadernos, o uso de plantas medicinais, o domínio do ferro, da agulha e pigmentos naturais.

Serão, também, realizados passeios interpretativos sobre a biodiversidade local. 


A Sala de Estar, na Gafanha da Encarnação, recebe atividades na área da literacia digital e estimulação cogntiva, com um foco em dinâmicas artísticas. 


Uma das novidades é a participação ativa da comunidade nos diversos projetos da Maior Idade, enquanto voluntariado, contribuindo para o sucesso e impacto das iniciativas.

As inscrições de voluntários podem ser feitas no Laboratório do Envelhecimento, no Fórum da Maior Idade, na Sala de Estar ou na Câmara Municipal de Ílhavo.


Também nos próximos meses, realizam-se alguns dos grandes eventos da Maior Idade, como as viagens “Maiores Sobre Rodas”, entre 24 e 27 de junho, com inscrições abertas de 19 a 23 de maio. As “Idolíadas” estão marcadas para o dia 23 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, e o Festival Cabelos Brancos, realiza-se, este ano, a 25 e 26 de julho, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.


A programação da Maior Idade é um convite para todos se envolverem em projetos inovadores, promoverem a inclusão e o envelhecimento ativo, e fazerem a diferença na sociedade. Mais informações sobre os projetos, atividades e inscrições estão disponíveis no website do Município de Ílhavo.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
8.1 ° C
8.1 °
7.2 °
90 %
0.7kmh
8 %
Qua
15 °
Qui
17 °
Sex
15 °
Sáb
15 °
Dom
10 °
- publicidade -