- publicidade -
- publicidade -

Rui Ventura tomou posse como presidente da Turismo Centro de Portugal e apela à reforma da lei das entidades regionais

Cerimónia decorreu em Aveiro e contou com presença de altas individualidades do sector e do Governo. Novo presidente quer reforçar autonomia, criar um hotel-escola e dinamizar relações com Espanha.

Rui Ventura assumiu esta terça-feira, 15 de abril, a presidência da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro. Eleito em Assembleia Geral Extraordinária no passado dia 27 de março, Ventura sucede a Raul Almeida, antigo presidente da TCP, falecido em dezembro de 2024.

Na sua intervenção de tomada de posse, Rui Ventura defendeu uma profunda revisão da Lei n.º 33, que regula o funcionamento das entidades regionais de turismo, apontando caminhos para uma maior autonomia administrativa e financeira, sem que isso implique um afastamento da tutela do Turismo de Portugal.

“Precisamos de trabalhar na reforma da Lei n.º 33. Os estudos demonstram que é possível avançar para uma maior autonomia, mantendo o necessário alinhamento com a tutela. Todas as regiões já provaram que são capazes de assegurar esse equilíbrio”, afirmou.

Um mandato com metas ambiciosas

Comprometido com uma visão de futuro para o turismo da região Centro, Rui Ventura destacou que “a Turismo Centro de Portugal é um desafio ao qual me vou dedicar de corpo e alma”. Deixou claro que pretende construir uma liderança próxima e participativa, baseada na escuta ativa dos agentes do território: “Irei ouvir e ponderar as posições dos diversos players do território, como sempre fiz”.

O novo presidente da TCP destacou ainda o papel das pessoas e das comunidades no desenvolvimento turístico. “Não há turismo sem pessoas, sem empresários, sem o cuidado de cada autarca em preservar o melhor de cada concelho. A nossa região é feita de gente autêntica, generosa e dedicada. É um raro caso de resiliência em Portugal”, sublinhou.

Entre as prioridades anunciadas, Ventura destacou a criação de um hotel-escola, a valorização da experiência turística no destino, o reforço da promoção externa através da Agência Regional de Promoção Turística e a realização de eventos com projeção nacional e internacional. Pretende ainda intensificar a digitalização, a sustentabilidade, e implementar novos modelos de comercialização e monitorização da oferta turística regional.

Outro eixo estratégico será o aprofundamento das relações transfronteiriças com as regiões espanholas vizinhas, nomeadamente Castela e Leão, Extremadura e Comunidade de Madrid, reforçando a cooperação ibérica no setor do turismo.

“Este é o momento de agarrar as oportunidades, de atrair e agregar todos aqueles que se reveem na diversidade turística única do Centro de Portugal”, apelou Rui Ventura.

Pedro Machado sublinha “triângulo virtuoso” para o sucesso

A cerimónia contou com a presença de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, que encerrou a sessão destacando três pilares essenciais para o sucesso da entidade: a equipa, o território e a comissão executiva.

“A estrutura da Turismo Centro de Portugal acolheu-me de braços abertos. São homens e mulheres dedicados, que sustentam o trabalho da entidade”, disse o governante, acrescentando que o território “vive da sua diversidade e do dinamismo das empresas que nele operam”.

Sobre a nova direção, Pedro Machado referiu-se ao “triângulo virtuoso” formado pela equipa, o território e a liderança da Comissão Executiva, sublinhando que esta base permitirá à TCP ultrapassar os desafios e crescer nos mercados internos e internacionais.

Cerimónia com ampla representação institucional e empresarial

A sessão de tomada de posse contou com uma vasta presença de representantes institucionais e do tecido empresarial ligado ao turismo. Marcaram presença, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, que foi anfitrião da cerimónia; José Francisco Rolo, presidente da Assembleia Geral da TCP; Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro; Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; e Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

A cerimónia reuniu ainda deputados à Assembleia da República, autarcas da região Centro, dirigentes das Comunidades Intermunicipais e outras Entidades Regionais de Turismo, além de representantes das forças de segurança.

O setor privado fez-se representar por empresários turísticos, presidentes de Comissões Vitivinícolas e dirigentes de várias associações do setor, como a APAVT, AHRESP, APECATE, ARAC, AHP e ADHP.

A nova liderança da Turismo Centro de Portugal arranca, assim, com um vasto apoio institucional e com uma agenda clara de transformação, assente na valorização do território, das pessoas e da cooperação estratégica para colocar a região no centro da atratividade turística nacional e internacional.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
chuva fraca
11.4 ° C
11.4 °
11.4 °
88 %
4.2kmh
91 %
Sáb
13 °
Dom
14 °
Seg
17 °
Ter
18 °
Qua
10 °
- publicidade -