O Castelo de Montemor-o-Velho foi palco, na manhã de 17 de abril, de uma celebração especial do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, proporcionando a 23 crianças dos CATL de Montemor-o-Velho e Vera Cruz uma experiência educativa e lúdica com forte enfoque na inclusão e no património local.
A jornada iniciou-se com a visita encenada de duas figuras históricas marcantes da região — Frei João da Póvoa, confessor de D. João II, e D. Isabel de Azevedo, fundadora do Convento de Nossa Senhora de Campos — que partilharam episódios das suas vidas e o valor simbólico do castelo.
Seguiu-se a peça de teatro “Bom Dia, Todas as Cores”, protagonizada pelos utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra. Através das peripécias do bobo da corte, a encenação destacou a importância da aceitação da diferença, do respeito pela diversidade e da empatia no quotidiano.
A iniciativa integra a programação cultural regular do Castelo e assinala, de forma antecipada, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de abril. Até ao final do mês, visitantes podem ainda usufruir de exposições como a “Rota Turística do Abade João” ou “Paisagens do Inefável”, de Gís Marí, patente na Capela de Santo António.
Com entrada livre, o Castelo está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h30, encerrando apenas no Domingo de Páscoa.
