O Município de Anadia promoveu, esta terça-feira, 22 de abril, um encontro de empresários dos setores mais relevantes da economia local, designadamente vitivinícola e das duas rodas, que contou com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, e do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
O encontro, que decorreu no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, teve por objetivo transmitir àqueles responsáveis governamentais as preocupações e os problemas com que o tecido empresarial da região se está a confrontar, tendo em conta a atual conjuntura internacional, devido às guerras comerciais, decorrente das tarifas que os Estados Unidos pretendem implementar, o que no
caso da Bairrada, poderá penalizar significativamente as empresas.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, enumerou as várias dificuldades por que tem vindo a passar a economia local, nos últimos anos, desde a pandemia do Covid, a crise energética, a falta de mão de obra qualificada ou indiferenciada, a guerra na Ucrânia, até à atual guerra das tarifas. “Apesar de todos estes constrangimentos, o Município de Anadia tem sido resiliente”, afirmou.
A edil anadiense deu a conhecer ao Ministro da Economia o investimento que o Município tem vindo a realizar para apoiar o tecido empresarial e o empreendedorismo no concelho. “Estamos a finalizar 6,5 milhões de investimento, num total de 45 hectares e a disponibilização de 25,5 ha de construção para atividades económicas em 36 lotes, com diferentes dimensões”, adiantou, acrescentando que “o Município implementou outras medidas, desde a redução dos impostos, ao apoio na instalação de novos negócios, à criação do próprio emprego, ao arrendamento de espaços comerciais ou na requalificação e beneficiação do negócio.
Igualmente criámos apoios para atribuição de bolsas de estágios em empresas ou bolsas de emprego qualificado”.
Maria Teresa Cardoso sublinhou ainda o contributo significativo que o Município tem dado para o setor do turismo. “Para além de contarmos com duas estâncias termais, o enoturismo tem crescido significativamente graças aos investimentos que o setor vitivinícola tem feito e que associado à excelente gastronomia, distinguindo-se pelo famoso leitão, fazem dos seus espaços um excelente cartão
de visita”, referiu.
Aproveitando a presença dos responsáveis governamentais, a presidente da Câmara Municipal recordou a necessidade da criação de um acesso direto à A1, bem como a ligação de um eixo ferroviário da Região Centro à Europa, o que no seu entender, “tornaria o território mais competitivo e atrativo para investimentos”.
A autarca deixou ainda um agradecimento ao Ministro da Economia e ao Secretário de Estado do Turismo pela disponibilidade para estarem presentes neste encontro com empresários, “num período de imprevisibilidade e aprovação de apoios aos fundos comunitários e de incerteza face aos mercados internacionais e às tarifas impostas face às matérias primas a importar para a produção, bem como nas exportações”.
Na sua intervenção, o Ministro Pedro Reis esclareceu algumas das medidas de apoio previstas para apoiar o tecido empresarial, por forma a que as empresas possam ultrapassar este momento de instabilidade e apreensão económica, tendo ainda registado as preocupações apresentadas pelos responsáveis dos vários setores presentes, bem como pela presidente da Câmara Municipal de Anadia.
Aproveitando a presença dos membros do Governo, foi realizada uma visita à nova Zona Industrial do Vale Salgueiro, em Alféloas, que se encontra concluída. Este parque industrial ocupa uma área de 17,6 hectares, com 19 lotes, dos quais 10 já foram, entretanto, vendidos, restando nove ainda livres. Um investimento municipal que ronda os 2.435.000,00€.