Após um fim de semana quente e soalheiro, o estado do tempo em Portugal continental vai sofrer uma mudança significativa a partir de terça-feira, 29 de abril, com o regresso da chuva, trovoada, granizo e poeiras do Saara.
Segundo a plataforma meteorológica Meteored, a chegada de uma depressão trará precipitação fraca nas primeiras horas da madrugada no noroeste do continente, alastrando-se progressivamente a todo o território. Este cenário marca o fim do tempo seco e quente, que ainda deverá manter-se na segunda-feira, com temperaturas a atingir os 28 graus em várias zonas do Centro e Sul.
Com a aproximação da depressão, prevê-se uma descida acentuada das temperaturas máximas. Viana do Castelo e Guarda poderão registar mínimas de 17 graus, enquanto em Bragança, Vila Real, Coimbra, Castelo Branco e Beja os termómetros não deverão ultrapassar os 22 graus.
O mau tempo deverá intensificar-se na quarta e quinta-feiras, dias 30 de abril e 1 de maio, com ocorrência de trovoadas e queda de granizo, sobretudo nas regiões do Centro, como Aveiro, Coimbra e Leiria, bem como em locais a sul do Tejo e no nordeste transmontano.
A depressão poderá ainda impulsionar ventos do quadrante sul ou leste, transportando poeiras do Saara em suspensão para o território nacional. As concentrações mais elevadas destas partículas deverão registar-se no Alentejo, Algarve e algumas zonas da região Centro.