O Atendimento Social Integrado (ASI) e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ílhavo têm novas instalações desde 29 de abril, após a conclusão da primeira fase das obras de requalificação do rés-do-chão do Edifício dos Paços do Concelho.
A intervenção permitiu ampliar a capacidade da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (DDSS), agora responsável por competências transferidas do Estado nas áreas da Ação Social e da Saúde. A reorganização aproveitou a antiga Galeria de Exposições, que estava desativada há vários anos.
A nova ala alberga, em exclusivo, os serviços da DDSS e da CPCJ, garantindo mais privacidade e autonomia em relação aos restantes serviços municipais. O espaço integra ainda o Balcão da Inclusão e acolhe equipas como o Radar Social, a EMACE, a Maior Idade e a equipa geral da DDSS.
As novas instalações contam com áreas de atendimento adaptadas, gabinetes especializados, salas de espera, zonas de arquivo e casas de banho acessíveis. Foi dada especial atenção à criação de um ambiente harmonioso e confortável, adequado à natureza sensível dos serviços prestados.
A segunda fase das obras, a iniciar nos próximos meses, irá requalificar a ala poente do edifício para acolher os restantes serviços de atendimento ao público e incluir um novo arquivo e gabinete de digitalização. O investimento total ascende a 537.862,26 euros, acrescido de IVA.




