A Guarda Nacional Republicana (GNR) celebra hoje, 3 de maio, o seu 114.º aniversário, uma data que será oficialmente assinalada com uma cerimónia militar no próximo dia 6 de maio, pelas 10h00, na emblemática Praça do Império, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
A cerimónia, que contará com a presença da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, pretende homenagear a história e missão da Guarda, assim como evidenciar os seus recursos e capacidades operacionais ao serviço da segurança pública.
O programa inclui a chegada da Ministra às 10h00, seguindo-se a integração do Bloco de Estandartes Nacionais, alocuções oficiais, imposição de condecorações e entrega de prémios, homenagem aos mortos e, por fim, o tradicional desfile das Forças em Parada. A cerimónia deverá encerrar pelas 12h15.
Estão convidados a assistir diversos representantes civis, militares e religiosos, e os órgãos de comunicação social que desejem cobrir o evento deverão proceder à sua acreditação até ao meio-dia do dia 5 de maio, através do email oficial da GNR.
A iniciativa visa reforçar o vínculo da GNR com a sociedade portuguesa, enaltecendo o seu papel histórico e o empenho contínuo na proteção dos cidadãos.