A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias das Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares – comemora este ano meio século de existência e escolheu a cidade de Águeda, onde está sediada, para celebrar a data com um programa especial no próximo dia 5 de julho.
As comemorações terão início às 16h00, nas instalações da ABIMOTA, na Borralha, com uma visita institucional e a inauguração de uma exposição que percorre os 50 anos de história da associação. Seguir-se-á o descerramento de uma placa comemorativa.
A cerimónia oficial decorrerá, a partir das 17h30, no Centro de Artes de Águeda, onde serão homenageadas figuras marcantes da associação, incluindo personalidades, empresas e colaboradores que contribuíram para a sua consolidação e crescimento. O programa festivo terminará com um jantar de confraternização na Estalagem do Louredo, às 20h00.
Durante o evento, a ABIMOTA distinguirá quatro figuras de destaque com o título de Associado Honorário, como forma de reconhecimento pelo contributo excecional dado ao longo dos anos. Serão também homenageadas as empresas associadas mais antigas e os colaboradores com maior tempo de serviço.
Para assinalar esta data marcante, foram ainda lançadas duas campanhas promocionais: uma para novos associados, que beneficiam de isenção de quotas durante o ano de 2025; e outra para atuais associados, com acesso a benefícios e descontos em diversos serviços.

Vital Almeida, presidente da Direção da ABIMOTA, sublinha que estas comemorações pretendem “reconhecer o papel determinante da ABIMOTA no fortalecimento da indústria nacional, em especial nos setores das duas rodas, ferragens e mobiliário”.
Criada a 1 de julho de 1975 por um grupo de industriais do setor das duas rodas, a ABIMOTA passou a integrar também os setores de ferragens e mobiliário em 2003. Com sede em Águeda, a associação representa atualmente mais de 200 empresas, que somam cerca de 11.800 postos de trabalho e têm uma forte presença exportadora.
A ABIMOTA é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, cuja missão é promover e desenvolver as indústrias dos setores que representa.