- Projeto pioneiro de eletrificação do transporte de mercadorias integra tecnologia de ponta dos camiões MAN 100% elétricos e carregadores Siemens integrados através das soluções de gestão de energia da Galp.
- Primeiro carregador elétrico de pesados com 400 kW de potência instalado em Portugal, na base operacional da TJA-Transportes J. Amaral, S.A., em Estarreja.
A primeira rota de transporte pesado 100% elétrica em Portugal começou a funcionar entre Oliveira de Azeméis e Mangualde, numa operação logística contínua da transportadora TJA envolvendo dois camiões MAN de última geração 100% elétricos e carregadores ultrarrápidos da Siemens, ligados pelas soluções integradas de gestão de energia da Galp.
A frota TJA de camiões zero emissões, composta por dois MAN eTGX com 500 km de autonomia, estará ao serviço do grupo Simoldes no transporte de peças automóveis entre a sua fábrica em Oliveira de Azeméis e a Stellantis, sediada em Mangualde, abrindo um novo capítulo no transporte rodoviário de mercadorias com zero emissões em Portugal.
A Galp é a fornecedora da solução de carregamento, integrando pela primeira vez em Portugal um carregador de veículos pesados com 400 kW de potência. Desenvolvido pela Siemens em Corroios, este carre-gador ultrarrápido instalado na TJA em Estarreja permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.
A operação de 24 horas é realizada com recurso a dois camiões elétricos em conjunto com dois semirreboques, em que o planeamento dos carregamentos é otimizado para máxima rentabilidade da operação. O acompanhamento e a gestão otimizada de toda a operação de carregamento é feita através da plataforma digital Galp.
“Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade”, afirma João Miguel Amaral, administrador da TJA. “Este projeto representa mais do que uma renovação de frota – é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN”, conclui João Miguel Amaral.
O transporte rodoviário de mercadorias é uma das espinhas dorsais da economia global. É o modo de transporte mais flexível e o principal responsável por fazer chegar mercadorias às nossas lojas e casas. Atualmente, é responsável por cerca de 9% das emissões globais de CO2, a maioria das quais provenientes de camiões de transporte médios e pesados.
A descarbonização tornou-se um imperativo global e uma prioridade para governos, empresas e sociedade em geral. A Galp tem vindo a assumir-se como referência na Ibéria no fornecimento de soluções de baixo carbono sendo a eletrificação uma das vias possíveis em desenvolvimento no transporte pesado de mercadorias.