O espetáculo “Todos ao Monte e Fé em Deus”, inspirado nos “Contos de Fajão” de Monsenhor Nunes Pereira, estreia no próximo dia 17 de maio, às 21h30, no adro da Igreja de Fajão — local de origem das histórias que agora ganham nova vida em palco. A produção resulta da colaboração entre as companhias Encerrado para Obras e Navio e foi apresentada ontem no Seminário Maior de Coimbra.
O projeto teve início com uma residência artística em Fajão em 2024 e conta com o apoio da DGArtes, assim como de diversas entidades locais e regionais. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, esteve presente na apresentação pública da iniciativa.
Com uma abordagem que cruza teatro e música ao vivo, a peça recria o ambiente peculiar da aldeia serrana, transmitindo as histórias populares carregadas de humor, sabedoria e crítica social. A encenação e direção dramatúrgica são de David Cruz, que também assina a música original. A equipa artística inclui ainda Cláudia Santos, responsável por cenografia, figurinos e design gráfico, e os atores Jaime Castelo-Branco, Hélder Carvalho, Margarida Neto, Maria João Borges e Miguel Figueiredo.
A digressão estende-se de maio a julho por vários concelhos da região Centro, incluindo Pampilhosa da Serra, Arganil, Lousã, Miranda do Corvo, entre outros. O primeiro contacto com o público será a 10 de maio, num ensaio aberto na ACR Ceira dos Vales, às 17h00.
O espetáculo promete perpetuar a tradição oral do “Portugal profundo”, ao mesmo tempo que questiona as relações entre campo e cidade, natureza e tecnologia, e saber popular e académico.
