O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira foi, mais uma vez, reconhecido com o selo Festival Acessível, atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação no âmbito do Programa Festivais Acessíveis 2025. A distinção, já atribuída ao festival nas edições de 2023 e agora em 2025, premeia as boas práticas de acessibilidade e inclusão promovidas pelo evento.
Com mais de uma década de compromisso contínuo com a acessibilidade, o Imaginarius oferece condições que garantem o acesso pleno à programação por parte de todos os públicos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, deficiência sensorial e cognitiva, ou em situação temporária de limitação.
Na sua 24.ª edição, que decorre entre 22 e 25 de maio, o festival disponibiliza serviços como Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição, Braille, cadeiras de rodas e carrinhos de bebé, casas de banho acessíveis e lugares preferenciais em 11 palcos do recinto. O espetáculo Hakanaï contará com audiodescrição e a instalação participativa Home/Land com interpretação em LGP.
Este ano, sob o tema “Progresso”, o festival reúne 200 artistas de 17 países, com 43 espetáculos e instalações distribuídos por 15 palcos no centro histórico de Santa Maria da Feira. O evento insere-se também no programa “All for All” do Turismo de Portugal, que visa uma oferta cultural acessível e inclusiva ao longo de todo o ano.
O programa completo está disponível em www.imaginarius.pt.