- publicidade -
- publicidade -

Câmara de Aveiro quer assumir posse de terrenos privados para reabilitar zona degradada em Taboeira

A Câmara Municipal de Aveiro pretende avançar com um projeto-piloto inovador que prevê a tomada de posse de terrenos privados abandonados na zona de Taboeira, no âmbito da Operação Integrada de Reabilitação Ambiental, Social e Económica (OIRASE). A iniciativa visa revitalizar uma área afetada por vários problemas urbanísticos e ambientais, agravados pelos incêndios ocorridos em setembro passado.

Apresentado ao Governo em dezembro de 2024, o projeto foi, segundo o presidente da autarquia, Ribau Esteves, «bem recebido» pelas entidades centrais. No entanto, continua sem evolução devido à instabilidade política nacional. O edil, eleito pela coligação PSD/CDS, sublinhou a necessidade urgente de instrumentos legais que permitam aos municípios intervir em propriedades privadas negligenciadas.

«É um problema diabólico de Aveiro e do país. Nós, entidade administrativa, queremos agir sobre o proprietário que não trata do seu terreno e queremos resolver o problema de um bairro habitacional ilegal mas não temos instrumentos legais», afirmou Ribau Esteves durante a última reunião do executivo camarário.

A proposta, descrita como «ousada», implica mudanças legislativas que permitam à autarquia intervir diretamente em propriedades abandonadas ou em situação de ilegalidade urbanística, com o objetivo de reabilitar a zona e mitigar os riscos ambientais e sociais identificados.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens dispersas
17 ° C
17 °
17 °
88 %
1.6kmh
43 %
Seg
27 °
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
26 °
Sex
21 °

Lagoa de Torres recebe Mercado Medieval de Anadia

Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro,...

Universidade Sénior da Curia expõe trabalhos no Posto de Turismo

Os alunos das turmas de “Expressões e Movimentos Artísticos”...

Espetáculo gratuito no Museu Municipal encheu claustros de música e património em Montemor-o-Velho

Os claustros do Museu Municipal – Peregrinações, em Montemor-o-Velho,...
- publicidade -