O Município de Anadia aprovou, na reunião do executivo realizada a 7 de maio, o projeto final do Regulamento do Alojamento Estudantil de Anadia (ALE Anadia), que definirá as regras de gestão, admissão e funcionamento da nova infraestrutura dedicada a estudantes do ensino superior.
O regulamento estabelece os critérios para a apresentação de candidaturas, seleção de residentes, normas de convivência, bem como os direitos e deveres dos utentes. O objetivo é garantir alojamento a preços acessíveis durante o período letivo, promovendo um ambiente favorável ao bem-estar e desenvolvimento académico, pessoal e social dos estudantes.
O documento segue agora para apreciação e votação em Assembleia Municipal, estando prevista a sua discussão numa sessão a decorrer em junho.
O novo Alojamento Estudantil ficará localizado no edifício do antigo Colégio Nacional (ex-Escola Secundária de Anadia), atualmente em fase de requalificação, num investimento de cerca de 1,7 milhões de euros. As obras deverão estar concluídas até ao final de junho.
O projeto, inserido no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a criação de 36 quartos — incluindo quatro adaptados para pessoas com mobilidade condicionada — com capacidade total para 56 residentes, acolhendo estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.