- publicidade -
- publicidade -

Morre Teresa Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família e figura ímpar na defesa das causas familiares

Faleceu, aos 82 anos, Teresa Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família nos Governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão e, até à data, presidente da Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF). A notícia da sua morte ocorreu na quinta-feira, 15 de maio, coincidindo com o Dia Internacional da Família, uma efeméride que tão bem simboliza a causa a que dedicou grande parte da sua vida.

Teresa Costa Macedo estava internada no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde viria a falecer na sequência de uma infeção pulmonar. Ao longo da sua carreira, distinguiu-se como uma das mais influentes vozes em defesa da família e do associativismo familiar em Portugal e na Europa.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa, destacou-se desde cedo na vida pública. Além dos cargos governativos que ocupou entre 1980 e 1983, foi vice-presidente da União Europeia Feminina e membro do Comité Económico e Social da União Europeia. No plano internacional, marcou presença no 1.º Sínodo da Família, em setembro de 1980, como a única representante de um governo mundial convidada a participar, facto que a projetaria para um papel de relevo no Vaticano, onde viria a ser confirmada como membro leigo português nos Dicastérios da Santa Sé, tanto por Bento XVI como pelo Papa Francisco.

A sua atividade estendeu-se à presidência da Mission Europa (Genebra), à vice-presidência do Conselho das Associações da Europa (Bruxelas) e do Observatório Mundial da Vida Associativa (Genebra), entre outras funções.

O seu percurso foi reconhecido com várias distinções honoríficas, incluindo a condecoração como Grande-Oficial da Ordem do Mérito (1992) e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2000). Em 1994, foi distinguida pela ONU com o título de IYF Patron pelo apoio ao programa das Nações Unidas no Ano Internacional da Família.

Em comunicado, a direção da CNAF expressou “grande pesar” pela perda da sua presidente e associada fundadora, salientando o seu “legado público em defesa do associativismo e das causas familiares incomparável”.

O corpo de Maria Teresa Sampaio da Costa Macedo esteve em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e seguiu esta sexta-feira para Anadia. O funeral realiza-se este sábado, às 10h30, na Igreja Paroquial de Anadia, sendo o corpo posteriormente cremado no Crematório de Aveiro.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
chuva fraca
26 ° C
26 °
26 °
36 %
2.5kmh
100 %
Sáb
26 °
Dom
21 °
Seg
20 °
Ter
22 °
Qua
25 °
- publicidade -