Teve início a reabilitação de mais um edifício destinado ao arrendamento apoiado no concelho de Viseu, desta vez na Rua do Eirado, em Corvos-à-Nogueira, Freguesia de Santos-Êvos. A empreitada foi hoje formalmente consignada, com um prazo de execução de 364 dias e um investimento aproximado de 274 mil euros, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A intervenção permitirá a criação de duas habitações T3, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, preservando a traça original do edifício, com uma abordagem conservadora nas alvenarias exteriores, aliada à criação de espaços interiores modernos e confortáveis.
Esta obra integra-se no programa “1.º Direito” e é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia, através do fundo Next Generation EU.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, sublinhou a relevância desta iniciativa para a resposta às carências habitacionais no concelho. “Progressivamente, estamos a revolucionar a habitação em Viseu. Investimos na aquisição e reabilitação de imóveis, das freguesias urbanas às rurais, e destinamos os mesmos às famílias que mais precisam, em regime de arrendamento apoiado”, afirmou.
A intervenção agora iniciada insere-se num plano mais amplo que prevê a criação de 180 fogos habitacionais para arrendamento apoiado, num investimento global de cerca de 28 milhões de euros. Destes, 130 serão concretizados através da iniciativa “Rural Habita”, centrada na recuperação de edifícios em freguesias rurais, com um investimento de aproximadamente 20 milhões de euros.

