O Município de Ovar celebrou esta segunda-feira, 26 de maio, a atribuição do nome da escritora Glória de Sant’Anna à Escola Básica de Regedoura, em Válega, numa cerimónia integrada nas comemorações do centenário do nascimento da autora.
A proposta, aprovada em reunião de Câmara em fevereiro, recebeu parecer positivo do Ministério da Educação, entidade tutelar desta atribuição. A iniciativa visa preservar a memória e o legado literário de uma das figuras mais marcantes da literatura ligada ao concelho, ao mesmo tempo que pretende inspirar as novas gerações para o gosto pela leitura e escrita.
A cerimónia contou com as intervenções de:
- Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar
- Nuno Gomes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar – Sul
- Raúl Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia de Válega
- Ana Maria Ferreira, investigadora
- Inês Andrade Paes, familiar da escritora
O momento alto foi a homenagem protagonizada pelos alunos da escola, que agora ostenta oficialmente o nome Escola Básica Glória de Sant’Anna.
“É com este sentido de não apagar no tempo a memória de uma das nossas melhores poetas e escritoras, que solicitámos ao Ministério da Educação esta atribuição”, referiu Domingos Silva, sublinhando a importância de “aproximar os mais jovens da literatura e motivá-los a sonhar e a contribuir para o futuro do concelho”.
As comemorações do centenário de Glória de Sant’Anna, promovidas em parceria com o Grupo de Ação Cultural de Válega e a família da autora, incluíram também a apresentação de uma coletânea de poesia, textos e ensaios de autores lusófonos, no Museu Escolar Oliveira Lopes, no passado sábado, 24 de maio.
Um legado literário de referência
Maria da Glória Fonseca de Sant’Anna Andrade Paes, nascida em Lisboa, a 26 de maio de 1925, viveu em Moçambique entre 1950 e 1974, sendo considerada uma das vozes fundadoras do lirismo na poesia moçambicana. Fixou-se em Válega, Ovar, a partir de 1975, onde prosseguiu a sua produção literária. Publicou 17 livros e foi distinguida com o Prémio Camilo Pessanha, entre outros.
Faleceu em 2009, tendo sido agraciada, a título póstumo, com a Medalha de Mérito Municipal Ouro, em 2014, pela autarquia ovarense. Agora, o seu nome ficará para sempre ligado à educação, através do título de patrona da Escola Básica de Regedoura.