- publicidade -
- publicidade -

GNR lança “Operação Campo Seguro 2025” para prevenir furtos, tráfico de seres humanos e acidentes agrícolas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai desenvolver a “Operação Campo Seguro 2025” entre 1 de julho de 2025 e 15 de fevereiro de 2026, com o objetivo de intensificar ações de sensibilização, patrulhamento e fiscalização em explorações agrícolas e florestais.

A operação visa combater crimes como o furto de produtos e máquinas agrícolas, o tráfico de seres humanos em contexto laboral e prevenir acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.

De acordo com a GNR, a operação incluirá patrulhamento reforçado e fiscalização ajustada à sazonalidade das culturas e ao histórico criminal das regiões. Serão ainda realizadas ações de controlo no transporte de produtos agrícolas e florestais, incluindo operações nos pontos de passagem da fronteira terrestre em articulação com a Guardia Civil espanhola.

No âmbito da sensibilização, está prevista a divulgação de conselhos para prevenir furtos — incluindo o alerta de que colher ou apanhar produtos agrícolas sem o consentimento do proprietário, mesmo caídos no chão, constitui crime contra o património. A GNR recomenda que os agricultores não deixem utensílios no terreno durante a noite, comuniquem movimentos suspeitos e cumpram as normas legais de transporte.

A operação foca-se também na prevenção da sinistralidade. Em 2023, registaram-se 602 acidentes envolvendo veículos agrícolas (40 mortos), número que subiu para 684 em 2024 (52 mortos). Entre as causas mais frequentes estão a distração, falta de destreza, manobras irregulares, perda de controlo do trator, irregularidade do terreno e quedas.

Para reduzir a sinistralidade, a GNR aconselha cuidados como a manutenção dos veículos, utilização de estruturas de proteção (como o arco de “Santo António”), acessórios de iluminação e sinalização adequados, respeito pelos limites de carga e velocidade, bem como a frequência de ações de formação.

A operação envolverá militares dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e da Unidade de Ação Fiscal (UAF), numa estratégia de policiamento de proximidade para garantir campanhas agrícolas mais seguras em todo o país.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
25.9 ° C
25.9 °
22.2 °
69 %
5kmh
3 %
Ter
25 °
Qua
30 °
Qui
33 °
Sex
33 °
Sáb
31 °
- publicidade -