O Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje, terça-feira, 8 de julho, a abertura da fase de candidaturas para a 4.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires.
As candidaturas decorrem até 11 de setembro e podem ser apresentadas iniciativas ou projetos de inovação nas áreas científica, cultural, artística, empresarial, social ou financeira.
Criado em 2022, em homenagem a Joaquim Norberto Pires, o prémio pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras desenvolvidas por estudantes, técnicos, docentes ou investigadores da UC, ou por pessoas com qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no âmbito da sua atividade.
“Este prémio é um justo reconhecimento às muitas ideias inovadoras que nascem todos os anos na Universidade de Coimbra. Temos premiado, desde a primeira edição, projetos com imenso potencial. Espero e acredito que voltaremos a ter muitas candidaturas de valor este ano”, declarou o Reitor da UC, Amílcar Falcão.
A Presidente do Conselho Geral da UC, Maria da Glória Garcia, sublinhou que “distinguir o mérito de iniciativas e projetos inovadores da mais diferente natureza, gerados no âmbito da Universidade de Coimbra, tem um poderoso efeito dinamizador na instituição e constitui um incentivo a ir sempre mais além”.
O júri, constituído por personalidades internas e externas à UC com reconhecido mérito em diferentes áreas do saber, vai atribuir ao projeto vencedor um prémio de 6.000 euros (ou 3.000 euros para cada um, caso sejam duas as propostas distinguidas).
A cerimónia de entrega está marcada para 8 de outubro de 2025. Na última edição, em 2024, o prémio foi atribuído ao projeto “E-Skins”, que desenvolve adesivos eletrónicos para biomonitorização de dados de saúde, como batimentos cardíacos ou atividade cerebral.
Mais informações e o formulário de candidatura estão disponíveis em https://www.uc.pt/premionorbertopires/.