Entre 27 de julho e 1 agosto (domingo a sexta-feira), vai decorrer a edição de 2025 da Universidade de Verão (UV), uma iniciativa organizada anualmente pela Universidade de Coimbra (UC) para dar a conhecer a UC em várias dimensões, como o ensino, a investigação, a cultura e o desporto, a estudantes dos 10.º, 11.º e 12.º anos.
A 15.ª edição vai contar com mais participantes, que vão ser 584 (mais 49 em comparação com a edição de 2024). As vagas têm crescido de ano para ano face à elevada procura. Além do aumento de vagas, esta edição tem também outras novidades.
Pela primeira vez, os participantes podem experimentar mais do que uma área do saber, frequentando um workshop científico de uma área do saber além daquela em que o estudante ficou colocado. Com esta novidade, a UC pretende dar aos participantes a oportunidade de estabelecer contacto com mais do que um domínio do conhecimento, o que pode contribuir para colmatar algumas dúvidas relativamente ao curso que pretendem escolher no futuro.
Outra das novidades desta 15.ª edição é a participação da Escola Superior de Enfermagem na programação, no seguimento da integração da licenciatura em Enfermagem na oferta formativa da UC a partir do ano letivo 2025/2026.
“Este ano celebramos 15 anos da Universidade de Verão, uma atividade que permite mostrar aos participantes como é estudar na Universidade de Coimbra. E estudar na UC é uma experiência única, onde, além do ensino de excelência, a cultura, a investigação e o desporto também fazem parte da nossa identidade. A Universidade de Verão pretende ainda apoiar estes jovens no ingresso no ensino superior, colocando-os em contacto com várias áreas do saber para que possam escolher o caminho mais acertado”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
A sessão de abertura da UV 2025 vai ter lugar no próximo domingo, 27, pelas 19h00, no Pátio das Escolas, e vai contar com as intervenções do Reitor da UC; da Vice-Reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque; da antiga Vice-Reitora da UC, que lançou a UV há 15 anos, Cristina Robalo Cordeiro; e da Vice-Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Bruna Frederico.
Ao longo dos seis dias de atividades, os participantes vão ter a oportunidade de contactar com várias áreas do saber e de participar em workshops, atividades culturais, desportivas e de voluntariado e num congresso júnior.
O Congresso Júnior vai acontecer na quinta-feira, dia 31, a partir das 15h00. Nesta atividade, os participantes vão apresentar os conhecimentos adquiridos durante a semana de aprendizagem, procurando mostrar como é que a investigação em várias áreas do saber contribui ativamente para responder aos desafios da sociedade.
Além da componente letiva e científica, a Universidade de Verão promove também atividades culturais e desportivas. Estas atividades pretendem contribuir para uma experiência mais enriquecedora e completa, permitindo aos participantes, por exemplo, conhecer colegas de diferentes regiões e países, criar laços e trocar experiências num ambiente dinâmico e estimulante. Por exemplo, na quinta-feira (31), pelas 21h00, vão ter a oportunidade de assistir a uma serenata, que vai decorrer no Pátio das Escolas.
A Universidade de Verão é promovida pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Associação Académica de Coimbra, e conta com o apoio do Santander Universidades e do Plano de Recuperação e Resiliência.
A programação completa está disponível em www.uc.pt/uv/.