O Sporting Clube de Fermentelos quebrou hoje o silêncio sobre os incidentes que marcaram o encontro da 13.ª jornada do Campeonato SABSEG, frente ao FC Pampilhosa, disputado no domingo, 30 de novembro, e que terminou aos 63 minutos após a formação visitante abandonar o terreno de jogo alegando falta de condições de segurança e a ocorrência de insultos racistas.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o clube de Fermentelos repudia “de forma veemente” qualquer comportamento de cariz racista, mas alerta para a necessidade de as acusações feitas pelo FC Pampilhosa serem devidamente confirmadas pelas instâncias competentes. O SC Fermentelos afirma que as alegadas ofensas raciais atribuídas a um adepto da casa “carecem da devida confirmação”.
A direção sublinha que aceitará a decisão da Associação de Futebol de Aveiro e das autoridades destacadas para o jogo, mas considera “inexorável” que, à luz dos regulamentos, os três pontos sejam atribuídos ao SC Fermentelos, por entender que a única equipa que se recusou a disputar o encontro foi a formação do FC Pampilhosa.
O clube recorda que os momentos de maior tensão tiveram início após a expulsão do treinador da equipa visitante, envolvendo “apenas e só jogadores, adeptos e dirigentes da equipa forasteira”. Também nega que tenham existido condições objetivas que justificassem a interrupção do jogo, garantindo que, mesmo após o reforço policial chamado ao local devido às queixas da equipa adversária, o Pampilhosa “não demonstrou qualquer vontade de concluir o encontro”.
O SC Fermentelos alerta ainda para o risco de “aproveitamento de um assunto tão sério e grave como o racismo” como instrumento para obter vantagens competitivas fora das quatro linhas, temendo que tal comportamento possa criar um precedente perigoso para o futuro da competição.
O comunicado termina com um apelo à AF Aveiro para que tome a “decisão acertada”, à luz dos regulamentos, e com uma nota de cortesia dirigida ao FC Pampilhosa — apesar de toda a polémica — deixando votos de respeito e fair play entre clubes.

Comunicado Integral do Sporting Clube de Fermentelos
Sporting Clube de Fermentelos
28 min ·
Na sequência dos lamentáveis incidentes ocorridos no jogo da 13ª jornada do Campeonato SABSEG entre SC Fermentelos e FC Pampilhosa – realizado ontem, dia 30/11/2025 – vem a direção do nosso clube transmitir o que se lhe oferece dizer sobre esta matéria.
• Antes de mais, é importante destacar que a direção do SC Fermentelos repudia de forma veemente todos os comportamentos de carácter racista e que atentem à dignidade do ser humano.
• Nesse sentido, não é menos importante referir que as queixas de uma eventual ofensa de cariz racial – perpetrada, alegadamente, por um adepto afeto ao clube da casa – carecem da devida confirmação que será oportunamente apurada, e julgada, pelos organismos competentes.
• Mais informa a direção do SC Fermentelos que aceitará toda e qualquer decisão resultante do relatório do árbitro, bem como do parecer das autoridades competentes destacadas para este jogo, embora considere que a única decisão possível – à luz dos regulamentos – resultará inexoravelmente na atribuição dos três pontos ao SC Fermentelos.
• É facto, que a única equipa que não quis disputar esta partida foi a formação do FC Pampilhosa, e que as incidências com impacto neste desafio de futebol ocorreram aquando da expulsão do treinador da equipa visitante, envolvendo apenas e só, jogadores, adeptos e dirigentes da equipa forasteira.
• Convém também realçar que após as queixas do FC Pampilhosa sobre a eventual falta de condições para a continuação do jogo, foram chamados reforços policiais adicionais, sendo que nem assim, a equipa mealhadense demonstrou qualquer vontade de concluir o encontro, caindo assim por terra quaisquer argumentações quanto à falta de segurança para o términus do jogo.
• Em conformidade com o exposto, espera a direção do SC Fermentelos que não se permita o aproveitamento de um assunto tão sério e grave como o racismo – utilizando-o como estratégia anti-desportiva – por quem pretende vencer jogos fora das quatro linhas, sob pena de este tipo de acontecimentos se tornarem tão rotineiros como frequentes, ao ponto de impedirem a realização e/ou, conclusão, da esmagadora maioria das partidas de futebol desta divisão.
Esperando, a direção do SC Fermentelos, que as instâncias competentes da AF Aveiro tomem a decisão acertada – desejamos genuinamente que o desporto, o civismo, a aceitação da diferença e o respeito pelo próximo saiam sempre vencedores, assim como o futebol e todos os que acompanham esta modalidade que tanto nos apaixona.
Aproveitamos este comunicado para endereçar os melhores cumprimentos à direção, aos adeptos, e a todos os atletas do Futebol Clube Pampilhosa.
Fermentelos, 01 Dezembro 2025

