Campeonato, que prevê a realização de seis provas, arrancou no dia 31 de janeiro e prolonga-se até 18 de julho
A Câmara Municipal de Águeda formalizou, no passado dia 30 de janeiro, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Clube Desportivo Águeda Bike Friends (ABF), no âmbito da organização do Campeonato de Resistências de BTT do Concelho de Águeda, reafirmando a aposta estratégica do Município no dinamismo desportivo do concelho e na valorização do movimento associativo.
Este apoio enquadra-se numa política que tem vindo a afirmar Águeda como um concelho de referência na área desportiva, assente num investimento consistente em eventos, programas e infraestruturas, bem como numa abordagem inclusiva que promove o desporto federado, amador e recreativo, sob o lema “Desporto é Vida”.
Para Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “este é um investimento que reflete uma visão clara do Município, centrada no apoio a quem trabalha diariamente no terreno e na criação de condições para que cada vez mais pessoas pratiquem atividade física”, sublinhando que “o movimento associativo é um parceiro fundamental da estratégia municipal e iniciativas como esta demonstram como o trabalho em rede permite gerar impacto desportivo, social e económico no concelho”.
O Campeonato de Resistências de BTT do Concelho de Águeda, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, é composto por seis provas, realizadas em várias freguesias, entre janeiro e julho deste ano, envolvendo diferentes associações locais numa lógica descentralizada que promove todo o território. O campeonato, que teve início a 31 de janeiro, prolonga-se até 18 de julho, com percursos compostos em cerca de 90% por caminhos de terra batida, valorizando a rede de trilhos existentes e proporcionando provas técnicas e exigentes.
Para Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda com o pelouro do Desporto, “esta aposta reforça a vocação de Águeda para o ciclismo e projeta o concelho no panorama nacional da modalidade, ao mesmo tempo que dinamiza a economia local, atraindo atletas, famílias e visitantes”.
As diferentes etapas desempenham igualmente um papel importante na dinamização das freguesias envolvidas, promovendo o território, os espaços naturais e a utilização sustentável da rede de trilhos.
Deste modo, a estratégia municipal vai além da vertente competitiva. “Pretendemos garantir que o desporto chega a todos, promovendo hábitos de vida saudáveis, bem-estar e qualidade de vida, desde os mais jovens aos seniores”, frisou Edson Santos.
Além do impacto desportivo, o campeonato assume também uma dimensão económica relevante, gerando um fluxo significativo de visitantes e de atletas que vêm participar nas provas, com efeitos positivos na hotelaria, restauração e comércio local, contribuindo para a afirmação de Águeda como destino de eventos de âmbito nacional.
Paralelamente às provas principais, realiza-se, em cada etapa, a Resistência Kids, destinada a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos, incentivando os mais novos para a prática desportiva e o contacto com a modalidade.
Calendário das provas (locais e coletividade envolvida):
- 1.ª Etapa – 31 de janeiro de 2026 (Maçoida /Águeda Bike Friends)
- 2.ª Etapa – 28 de fevereiro de 2026 –(Borralha – Crossódromo Internacional do Casarão/ACTIB – Águeda Action Club)
- 3.ª Etapa – 21 de março de 2026 (Travassô / ADT – Associação Desportiva de Travassô)
- 4.ª Etapa – 4 de abril de 2026 – (Belazaima do Chão / Bela Bela)
- 5.ª Etapa – 2 de maio de 2026 – (Aguada de Baixo / Biciarca)
- 6.ª Etapa – 18 de julho de 2026 – DAR (Recardães / DAR – Desportivo Atlético de Recardães)

