O município de Vale de Cambra renovou o contrato com a empresa Ecoambiente, Serviços e Meio Ambiente, S.A. para a prestação de serviços de recolha de resíduos urbanos e limpeza no concelho, num contrato que representará um aumento de 40,54% nos encargos municipais.
O novo contrato tem um valor de 2.984.604,33 euros, com um prazo de execução de 1.096 dias (cerca de três anos). O preço base do concurso público era de 3.045.531,57 euros, tendo a adjudicação ficado ligeiramente abaixo desse montante.
Encargos adicionais e necessidade de financiamento
O vereador independente Tiago Fernandes, eleito pelo PS, alertou que este aumento de 861 mil euros deverá ser acomodado nas contas municipais nos próximos três anos. Fernandes salientou ainda os investimentos em curso na rede de água e saneamento, sublinhando que os custos estão a aumentar significativamente e defendendo a aplicação do princípio do utilizador-pagador para evitar sobrecarga financeira no futuro executivo municipal.
Por sua vez, o vereador José Alexandre Pinho, da maioria CDS, revelou que a autarquia está a preparar uma candidatura de 1,6 milhões de euros para financiar projetos complementares na área dos resíduos. Entre as medidas previstas estão a criação de um Eco-centro, a aquisição de uma nova viatura de recolha e a distribuição de contentores para biorresíduos, medida que se tornará obrigatória para os municípios.