- publicidade -
- publicidade -

Exposição sobre vida e obra de Carlos Paredes

O Município de Anadia associou-se às comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes, através do projeto cultural “100Paredes” que está a dinamizar um conjunto de iniciativas no concelho para assinalar o centenário do nascimento de Carlos Paredes.


A primeira iniciativa aconteceu no passado sábado, 22 de março, com a inauguração da exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”, na Biblioteca Municipal de Anadia.

A mostra, com curadoria de Bruno Costa e André Varandas, tem como objetivo explanar a vida e obra de Carlos Paredes, assim como homenagear o artista.

Contempla 10 grandes formatos explicativos da vida e obra de Carlos Paredes; exemplares da discografia do Mestre; Guitarra Portuguesa comemorativa 100 Paredes – Luthier Fernando Meireles; instalação videográfica, com entrevistas e captações diversas do artista, dos arquivos da RTP e da cinemateca portuguesa; e ainda uma obra do artista Juan Domingues, criado exclusivamente para o centenário.

Na sessão inaugural está previsto um showcase de Bruno Costa. A mostra está patente ao público até ao próximo dia 29 de março.
Na ocasião, Bruno Costa referiu que “Carlos Paredes foi e continua a ser uma das maiores referências da cultura portuguesa”, tendo conseguido “transportar a guitarra portuguesa a todo o país e a todo o mundo”.


André Varandas destacou que Anadia foi “dos primeiros municípios” a aderir ao projeto “100Paredes”, aproveitando ainda o momento para dar a conhecer as restantes iniciativas das comemorações.


A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que “é um orgulho” para o Município associar-se a estas comemorações e, desta forma, “honrar a enorme obra do mestre Carlos Paredes”.


A autarca deixou ainda um agradecimento público aos mentores do projeto pelo facto de terem “confiado” no Município para a realização destas iniciativas.


A sessão terminou com um momento de guitarra portuguesa, com Bruno Costa e Nuno Botelho a interpretarem alguns temas de Carlos Paredes para gáudio dos presentes.


De referir ainda que, no âmbito deste projeto, está prevista a realização de dois workshops/MusicLab, junto da comunidade escolar do concelho, com o objetivo de partilhar a história da guitarra portuguesa e dar a conhecer a vida e obra de Carlos Paredes.


As comemorações terminam com dois espetáculos documentários que irão envolver cinco associações anadienses: ADABEM – Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Club de Ancas, Coral Stella Maris – Music & Arts, O Coral da Bairrada e Orquestra Ligeira de Anadia.


Os espetáculos vão decorrer nos dias 25 e 26 de abril, no Cineteatro Anadia. Os bilhetes já podem ser adquiridos nas bilheteiras do Cineteatro Anadia e do Posto de Turismo da Curia e ainda online na Bol.pt.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
chuva fraca
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
75 %
3.2kmh
100 %
Sex
21 °
Sáb
25 °
Dom
26 °
Seg
26 °
Ter
31 °

Lagoa de Torres recebe Mercado Medieval de Anadia

Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro,...

Universidade Sénior da Curia expõe trabalhos no Posto de Turismo

Os alunos das turmas de “Expressões e Movimentos Artísticos”...

Espetáculo gratuito no Museu Municipal encheu claustros de música e património em Montemor-o-Velho

Os claustros do Museu Municipal – Peregrinações, em Montemor-o-Velho,...
- publicidade -