A tranquilidade da manhã desta quarta-feira, em São Jacinto, Aveiro, foi abruptamente interrompida por um incidente marítimo que culminou com uma embarcação de recreio submersa e cinco tripulantes feridos. O acidente, ocorrido no molhe norte, desencadeou uma rápida resposta das autoridades e serviços de emergência.
O alerta, recebido pelas 05:07, mobilizou diversas equipas para o local, incluindo elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro, tripulantes da Estação Salva-vidas de Aveiro, pilotos da Barra de Aveiro e Bombeiros Voluntários da Murtosa e de Estarreja. Ao chegarem ao local, as equipas de resgate constataram que os cinco tripulantes da embarcação, apesar do violento embate, conseguiram alcançar terra pelos próprios meios, apresentando ferimentos ligeiros.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) prestou assistência imediata aos feridos, sendo que três deles necessitaram de ser transportados para uma unidade hospitalar para avaliação e tratamento mais detalhados. A embarcação, por sua vez, sofreu um rombo significativo na sequência da colisão, resultando na sua submersão parcial.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) informou que o proprietário da embarcação foi notificado para proceder à reflutuação da mesma. Paralelamente, o Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro iniciou um processo de sinistro marítimo, com o objetivo de apurar as causas que levaram a este incidente.
Este acidente serve de alerta para os perigos da navegação, mesmo em condições aparentemente favoráveis. A investigação em curso procurará esclarecer as circunstâncias do embate, para que medidas preventivas possam ser tomadas, evitando futuros incidentes na região.