Um voo da TAP, que partiu de Lisboa com destino a Miami, nos Estados Unidos, teve de aterrar de emergência na ilha de São Miguel, nos Açores, na noite de quarta-feira, depois de um passageiro ter protagonizado agressões a bordo.
A bordo da aeronave seguiam 280 passageiros quando um homem de 45 anos, de nacionalidade portuguesa, agrediu duas pessoas, criando um ambiente de tensão e colocando em risco a segurança dos passageiros e da tripulação. Perante a gravidade da situação, o comandante do avião decidiu alterar a rota e aterrar no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, onde as autoridades já aguardavam a chegada do voo.
Assim que o avião pousou em segurança, elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) entraram na aeronave e procederam à detenção do agressor, que foi entregue às autoridades para as devidas diligências. As duas vítimas recusaram receber assistência médica no local.
Devido ao incidente, o voo não seguiu para Miami, regressando a Lisboa às 00:10 desta quinta-feira. A TAP não divulgou detalhes sobre o impacto da situação nos restantes passageiros ou possíveis medidas para reacomodar os viajantes cujo destino final era os Estados Unidos.
As autoridades estão agora a investigar o incidente, e o passageiro detido poderá enfrentar acusações relacionadas com agressão e perturbação da ordem pública num voo comercial.