- publicidade -
- publicidade -

Aveiro: Condução dos trabalhos da AM motiva protesto do PSD, CDS e presidente da Câmara

Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Aveiro (AM), realizada na quarta-feira, dia 27 de março de 2025, a condução dos trabalhos pelo presidente da AM, Luís Souto, gerou um protesto formal por parte do PSD, ao qual se juntaram o CDS e o próprio presidente da Câmara, Ribau Esteves.

O protesto surgiu durante a discussão do primeiro ponto da agenda, que dizia respeito à proposta de adesão do município de Aveiro ao ICOM (International Council of Museums). O porta-voz do PSD, Manuel Prior, criticou a forma como Luís Souto permitiu que o debate se desviasse do tema principal, ao invés de manter a ordem da sessão.

O motivo da discórdia foi a intervenção de Selma Tavares, do Bloco de Esquerda, que aproveitou o ponto da agenda para defender a importância da adesão ao ICOM, mas também para criticar a falta de apoio municipal à cultura. Selma Tavares apontou para a degradação do património cultural, a falta de recursos humanos e a ausência de políticas públicas para a área, criticando a priorização da atividade turística em detrimento da conservação dos equipamentos museológicos.

Luís Souto defendeu a sua condução dos trabalhos, argumentando que as intervenções sobre um tema podem naturalmente gerar outras discussões relacionadas. O presidente da AM considerou que a intervenção de Selma Tavares não foi “totalmente descabida” e que não havia motivo para “dramas”, uma vez que seria dada a oportunidade para “rebater” as críticas.

No entanto, Jorge Greno, do CDS, subscreveu o protesto do PSD, defendendo que o debate deveria ter-se mantido estritamente dentro do tema da adesão ao ICOM. O presidente da Câmara, Ribau Esteves, também fez questão de registar o seu protesto pela “má condução” dos trabalhos.

Ribau Esteves aproveitou a oportunidade para responder às críticas do Bloco de Esquerda, sublinhando o esforço e a competência do município para conseguir a adesão ao ICOM e à rede portuguesa de museus. O edil assegurou que as críticas do Bloco não correspondiam à realidade, caso contrário, Aveiro não teria sido admitida nas referidas instituições.

Após a votação da proposta de adesão ao ICOM, Luís Souto decidiu não incluir o protesto do PSD como declaração de voto da bancada.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
19.2 °
74 %
3.3kmh
47 %
Sáb
20 °
Dom
26 °
Seg
27 °
Ter
31 °
Qua
30 °

Lagoa de Torres recebe Mercado Medieval de Anadia

Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro,...

Universidade Sénior da Curia expõe trabalhos no Posto de Turismo

Os alunos das turmas de “Expressões e Movimentos Artísticos”...

Espetáculo gratuito no Museu Municipal encheu claustros de música e património em Montemor-o-Velho

Os claustros do Museu Municipal – Peregrinações, em Montemor-o-Velho,...
- publicidade -