- publicidade -
- publicidade -

Investigador da Universidade de Aveiro contribui para o Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050

Carlos Fonseca, biólogo da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (UA), foi um dos peritos que colaborou na elaboração do Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050, recentemente apresentado pelo Governo. O plano visa implementar uma estratégia abrangente para valorizar a floresta, aumentar a produtividade e promover a rentabilidade dos produtores florestais, com ênfase no uso sustentável e na prevenção de incêndios.

Carlos Fonseca é um dos 12 especialistas envolvidos no desenvolvimento deste plano, que inclui medidas para aumentar a resiliência da floresta, melhorar a governança e promover a valorização dos produtos florestais, incluindo os não lenhosos. A redução da carga combustível, essencial para a prevenção de incêndios, será alcançada através de práticas como a pastorícia, além de ações de monitorização de espécies invasoras e o fortalecimento da vegetação autóctone.

O plano também propõe o reforço das equipas de investigação de crimes de fogo rural e a ampliação dos recursos da Secretaria de Estado das Florestas para melhorar a capacidade de resposta aos incêndios. Além disso, será dada atenção à intervenção das autarquias e organizações de produtores florestais na gestão de combustíveis, além da beneficiação e manutenção da rede viária florestal, essencial para o combate a incêndios.

A revisão da legislação também está prevista, permitindo ao Estado intervir de forma mais célere em propriedades privadas, para garantir uma gestão mais eficaz dos combustíveis e assegurar uma floresta mais sustentável e economicamente viável, com vista à sua preservação a longo prazo.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
chuva fraca
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
75 %
3.2kmh
100 %
Sex
21 °
Sáb
25 °
Dom
26 °
Seg
26 °
Ter
31 °

Lagoa de Torres recebe Mercado Medieval de Anadia

Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro,...

Universidade Sénior da Curia expõe trabalhos no Posto de Turismo

Os alunos das turmas de “Expressões e Movimentos Artísticos”...

Espetáculo gratuito no Museu Municipal encheu claustros de música e património em Montemor-o-Velho

Os claustros do Museu Municipal – Peregrinações, em Montemor-o-Velho,...
- publicidade -