O Município de Pampilhosa da Serra assinou oito protocolos de colaboração com associações e instituições do concelho, num investimento superior a 450 mil euros, oficializado durante a Sessão Solene do Feriado Municipal. A iniciativa pretende reforçar o papel das entidades locais na promoção da solidariedade, cultura e bem-estar da comunidade.
“Estamos a investir no que temos de mais precioso: a capacidade de cuidarmos uns dos outros”, destacou o presidente da autarquia, Jorge Custódio, sublinhando que cuidar “é o melhor investimento”.
Os apoios destinam-se a entidades legalmente constituídas que desenvolvam atividades de interesse municipal e foram previamente aprovados por unanimidade em reunião de câmara.
Foram contempladas:
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra (AHBVPS);
- Associação do Pessoal do Município de Pampilhosa da Serra;
- Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra;
- Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere;
- Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra;
- Grupo Desportivo Pampilhosense;
- Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense;
- Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere.
O protocolo com o Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra será assinado posteriormente, devido à ausência do representante na cerimónia.
Além do apoio financeiro, a AHBVPS recebeu dois dispositivos LUCAS, sistemas de compressão torácica que ficarão instalados na sede da corporação e na secção de Unhais-o-Velho.
O executivo municipal reforça, assim, o compromisso com o desenvolvimento local e o reconhecimento das instituições que, diariamente, “tornam Pampilhosa da Serra mais viva, mais humana e mais próxima daquilo que sonhamos”.

