A Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) inauguraram, no dia 16 de abril, em Brasília, o novo Centro de Estudos IDP-UC, numa cerimónia marcada pela presença de altas figuras do Estado brasileiro, incluindo o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O acordo de cooperação foi formalizado por João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC; Gilmar Mendes, Ministro Decano do Supremo Tribunal Federal e fundador do IDP; e Francisco Schertel Mendes, Diretor-Geral do instituto.
O novo Centro de Estudos visa promover o intercâmbio académico e científico entre as duas instituições, contemplando a mobilidade de docentes e investigadores, o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos, bem como a organização de conferências, seminários e ações formativas. A primeira destas iniciativas já teve lugar, com uma formação sobre regulação pública ministrada por Pedro Costa Gonçalves, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da UC, dirigida a alunos de mestrado e doutoramento do IDP.
A cerimónia, realizada na sede do IDP, contou com intervenções de diversas personalidades, entre as quais Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil; Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Cristina Matos, Encarregada de Negócios da Embaixada de Portugal no Brasil; Leonardo Barchini, Secretário Executivo do Ministério da Educação; e Nelson Henrique Barbosa Filho, Diretor do BNDES.
O Centro de Estudos IDP-UC insere-se no âmbito da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC), e o seu diretor, Rui de Figueiredo Marcos, marcou a ocasião com uma conferência intitulada Clarões Jurídicos Luso-Brasileiros.
Para João Nuno Calvão da Silva, esta parceria com o IDP “é uma aposta estratégica para o futuro da Universidade de Coimbra no Brasil e no mundo lusófono”, considerando o novo espaço físico como “uma bonita Embaixada da UC no nosso país irmão”.
Durante a visita oficial ao Brasil, a comitiva da UC manteve ainda encontros institucionais com o Ministro da Educação, Camilo Santana; o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; e o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz Frederico Mendes Júnior.