Como acontece todos os meses, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) promove mais uma edição do “Tanto Mar!”, desta feita, a 26 de abril, sábado, com uma visita especial, duas oficinas e uma “Conversa de Mar” – tudo isto no MMI.
No âmbito da exposição de fotografia “Património em rede: um peixe, uma comunidade, dois países”, patente no Museu, o autor Eduardo Martins, inicia, às 11h00, uma visita especial.
O fotografo convida a redescobrir a pesca do atum-rabilho, na costa Algarvia, e a sua reabilitação depois de ter estado extinta desde 1972. Nesta visita, os participantes viajam entre o passado e o presente, onde o mar do Algarve é palco de uma história de resiliência, adaptação e ligação entre culturas.
Também em torno desta exposição, na parte da tarde, pelas 14h30, realiza-se uma oficina destinada a famílias com crianças dos 6 aos 10 anos. Através das fotografias, as crianças vestem a pele de repórteres documentais e exploram todos os segredos da exposição.
Como podemos ser mais sustentáveis e como sonhamos o futuro? Qual é a cor do mar e que segredos ele esconde? Estas são apenas algumas das perguntas que iniciam esta oficina.
Pelas 16h00, realiza-se uma oficina de cozinha no âmbito do Festival Gastronómico de Produtos da Ria “Vamos aos Cricos”. Carlos Gaspar, chef do restaurante Clube de Vela, prepara uma receita em que os bivalves da Ria são o ingrediente principal e, no fim, todos podem degustar.
A tarde termina com uma “Conversa de Mar”, às 17h00, em que Anabela Valente fala sobre “Pesca tradicional: a perspetiva de uma mariscadora”. Anabela Valente nasceu na vila da Murtosa, na freguesia da Torreira, bem junto à Ria de Aveiro.
Em 2003 começou a trabalhar na ria com os seus pais e, atualmente, é armadora e mestre Arrais, colaborando com a Mútua dos Pescadores e com a APARA.