Montemor-o-Velho assinala este ano, de forma especial, o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, com um programa diversificado que homenageia a liberdade, a cultura e a identidade nacional.
As celebrações do 25 de Abril iniciam-se pelas 10h na Praça da República, com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, interpretado por músicos das quatro centenárias filarmónicas do concelho. Seguem-se iniciativas de caráter desportivo e participativo, como a Caminhada pela Liberdade, o Circuito das Freguesias em Bicicleta e um Passeio Familiar, que culminam com um almoço convívio no Centro Náutico da vila.
Durante a tarde, os Paços do Município são palco da cerimónia oficial com a apresentação da requalificação do edifício e da Sessão Solene da Assembleia Municipal. O evento conta com a presença do Comissário-Geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, José Augusto Bernardes, e com um momento musical a cargo do grupo Sax & Companhia.
As escolas do concelho também se associaram à celebração dos valores de Abril através da iniciativa “A Assembleia Municipal vai à Escola”, realizada nos dias 22 e 23 de abril.
Em virtude do luto nacional decretado pela morte do Papa Francisco, os concertos das filarmónicas concelhias foram reagendados para maio. A programação arranca a 1 de maio, com a atuação da Associação Filarmónica 25 de Setembro no Mercado de Meãs do Campo, e prossegue com concertos em Verride (2 de maio), Arazede (3 de maio) e Moinho da Mata (4 de maio), encerrando um ciclo cultural que une tradição musical e memória histórica.