Um fenómeno extremo de vento atingiu este sábado, 3 de maio, o concelho do Sardoal, no distrito de Santarém, provocando a queda de árvores e danos numa habitação, sem causar vítimas, segundo confirmou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sardoal, Nuno Morgado.
O alerta foi dado por volta das 12h45, quando começaram a ser reportadas quedas de árvores e ventos anormalmente fortes. Uma árvore de grande porte caiu sobre uma habitação na zona do Ribeiro Barato, causando estragos, embora sem comprometer a habitabilidade do edifício.
Além deste caso, registaram-se múltiplas quedas de árvores e ramos, alguns dos quais obstruíram vias de circulação e danificaram linhas telefónicas e elétricas de baixa tensão, bem como diversos postos.
As operações de limpeza e remoção de árvores envolvem os Bombeiros de Sardoal, a GNR e piquetes da E-Redes e da Altice, empenhados na reposição da normalidade. Às 15h40, continuava encerrada ao trânsito uma estrada municipal entre as bombas de combustível e o aglomerado do Pisco.
As autoridades aguardam agora uma avaliação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para determinar se o fenómeno poderá ter sido provocado por um tornado, alegadamente gerado a sul da freguesia de Sardoal.