Aveiro tem, desde há duas semanas, uma nova livraria de rua que se assume como uma das maiores do país. A Livraria Bertrand abriu portas num emblemático edifício histórico da cidade, que ao longo dos anos já serviu de sala de espetáculos, cinema e até de bingo, e que agora renasce como espaço dedicado à cultura e ao convívio.
Com um investimento de cerca de meio milhão de euros, a livraria disponibiliza um catálogo com cerca de 45 mil títulos. Segundo Madalena Cristo, gerente da loja, apenas a Bertrand do Chiado, em Lisboa, possui uma oferta semelhante em termos de variedade.
Mais do que um ponto de venda de livros, este novo espaço aposta numa forte componente de acolhimento, com cafetaria, mesas e puffs que convidam à leitura, ao descanso e à partilha. “Queremos que seja um local onde as pessoas se encontram para tomar um café, ler um livro, sem necessariamente comprar”, afirma Sónia Lascasas, diretora comercial e de marketing da Bertrand.
A nova livraria integra também uma programação cultural regular, com eventos literários e atividades que a transformam num verdadeiro ponto de encontro cultural da cidade de Aveiro.