- publicidade -
- publicidade -

Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão assinala-se hoje com apelo à proteção da infância

Assinala-se esta quarta-feira, 4 de junho, o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a realidade dramática de milhões de crianças vítimas de violência em todo o mundo.

Este não é um dia de celebração, mas sim de reflexão, protesto e luto. Recorda todas as crianças que sofrem agressões físicas, psicológicas ou sexuais — muitas vezes dentro do próprio ambiente familiar — e destaca a urgência de ações concretas para assegurar a sua proteção e bem-estar.

A efeméride relembra vítimas de maus-tratos como afogamento, envenenamento, espancamento, queimaduras, trabalho infantil forçado e abuso sexual. Mais do que uma homenagem às vítimas, o dia apela à responsabilidade coletiva de criar ambientes seguros, sãos e promotores de um desenvolvimento harmonioso para todas as crianças.

Pais, famílias, educadores, comunidades locais, decisores políticos e toda a sociedade são chamados a assumir um papel ativo na prevenção e denúncia da violência contra menores, reforçando mecanismos de apoio, educação e intervenção.

Numa altura em que conflitos armados, pobreza extrema e desigualdades sociais continuam a colocar em risco a infância em muitas regiões do mundo, o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão serve como um alerta e um apelo urgente à ação.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
28.1 ° C
28.1 °
28.1 °
62 %
4.9kmh
2 %
Seg
29 °
Ter
36 °
Qua
36 °
Qui
35 °
Sex
32 °
- publicidade -