O Grupo Parlamentar do PSD escreveu ao ministro das Infraestruturas e Habitação para manifestar preocupação em relação à Locomotiva BA61 instalada na freguesia da Pampilhosa,
concelho da Mealhada.
Em causa, notícias de que a máquina estará embalada para seguir para recuperação, que os parlamentares social democratas querem ver esclarecidas.
“Ao que parece, a locomotiva encontra-se embalada para ser retirada da freguesia com o objetivo de ser reparada” – lê-se no texto que suporta uma pergunta agora dirigida ao ministro da tutela, a quem se questiona se o governo tem conhecimento desta situação e quais as entidades responsáveis por esta reparação.
Os deputados do PSD subscritores da pergunta manifestam preocupação sobre o regresso da
locomotiva à Pampilhosa, interrogando diretamente o ministro sobre essa questão, considerando a valorização do património daquela freguesia da Mealhada e “fazendo justiça a todos aqueles que trabalharam e dedicaram a sua vida como ferroviários”.

“Pode o governo, através do Ministério das Infraestruturas, estimar o prazo para a recuperação e devolução à freguesia da Pampilhosa?” – questiona o Grupo Parlamentar do PSD, enfatizando que “a Locomotiva BA61 instalada na freguesia da Pampilhosa é um dos maiores símbolos desta freguesia e encontra-se, infelizmente, há muitos anos abandonada”.
A máquina, uma locomotiva a vapor dos anos 20, faz parte do património ferroviário da freguesia da Pampilhosa “e representa a sua própria identidade enquanto terra com forte ligação à ferrovia”, conforme pode ler-se na iniciativa parlamentar do PSD.