Nove estabelecimentos de ensino do concelho de S. João da Madeira foram distinguidos na mais recente edição do Dia das Bandeiras Verdes do programa Eco-Escolas, entre os quais a Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira e a Escola Secundária João da Silva Correia, que já procederam ao hastear da bandeira verde com que foram galardoadas.
As cerimónias contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Oliveira, que felicitou as escolas pelo contributo contínuo para a sustentabilidade ambiental da cidade, incentivando toda a comunidade educativa a prosseguir este trabalho. O autarca destacou ainda o papel fundamental dos professores na formação ecológica das crianças e jovens sanjoanenses.
O vereador da Educação, Pedro Gual, acompanhou João Oliveira nas visitas aos programas de atividades preparados pelas escolas, que envolveram alunos de diferentes níveis de ensino e transmitiram uma forte mensagem ambiental a todos os presentes.
Além das escolas já mencionadas, receberam também bandeiras verdes a Escola Básica de Fundo de Vila, a Escola Básica do Parque, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, a Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, o Jardim de Infância das Travessas, o Centro de Educação Integral (CEI) e a CERCI do concelho, cujas bandeiras serão hasteadas em breve.
No âmbito do programa Eco-Escolas, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi considerado eco-agrupamento (100% eco-escolas), a Escola Secundária João da Silva Correia conquistou o segundo prémio no concurso de posters Eco-Código 2025, e o CEI alcançou o terceiro lugar na atividade “Desafios UHU”.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, entregou ainda à Câmara Municipal de S. João da Madeira o certificado “Município Parceiro Eco-Escolas”, reconhecendo a colaboração na implementação do programa no concelho.






