Bandeiras Eco-Escolas começam a ser hasteadas em S. João da Madeira

Nove estabelecimentos de ensino do concelho de S. João da Madeira foram distinguidos na mais recente edição do Dia das Bandeiras Verdes do programa Eco-Escolas, entre os quais a Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira e a Escola Secundária João da Silva Correia, que já procederam ao hastear da bandeira verde com que foram galardoadas.

As cerimónias contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Oliveira, que felicitou as escolas pelo contributo contínuo para a sustentabilidade ambiental da cidade, incentivando toda a comunidade educativa a prosseguir este trabalho. O autarca destacou ainda o papel fundamental dos professores na formação ecológica das crianças e jovens sanjoanenses.

O vereador da Educação, Pedro Gual, acompanhou João Oliveira nas visitas aos programas de atividades preparados pelas escolas, que envolveram alunos de diferentes níveis de ensino e transmitiram uma forte mensagem ambiental a todos os presentes.

Além das escolas já mencionadas, receberam também bandeiras verdes a Escola Básica de Fundo de Vila, a Escola Básica do Parque, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, a Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, o Jardim de Infância das Travessas, o Centro de Educação Integral (CEI) e a CERCI do concelho, cujas bandeiras serão hasteadas em breve.

No âmbito do programa Eco-Escolas, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi considerado eco-agrupamento (100% eco-escolas), a Escola Secundária João da Silva Correia conquistou o segundo prémio no concurso de posters Eco-Código 2025, e o CEI alcançou o terceiro lugar na atividade “Desafios UHU”.

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, entregou ainda à Câmara Municipal de S. João da Madeira o certificado “Município Parceiro Eco-Escolas”, reconhecendo a colaboração na implementação do programa no concelho.

0