Domingo, Novembro 24, 2024

chamada da rede fixa nacional

Biblioteca da Mealhada celebra 20 anos com atividades de literatura, cinema, teatro e oficinas

A Biblioteca Municipal da Mealhada celebra 20 anos, dia 29 de novembro, mas assinala a data, durante todo o mês com um vasto conjunto de atividades que vão da literatura ao cinema, do teatro aos workshops. Dia 5 de novembro estreia o documentário “A Almeria de Leone”, de Paulo Fajardo, e, no dia seguinte, Mário Augusto, escritor e jornalista de cinema, é o convidado do espaço “Palavra de Autor”.

Um dos pontos altos de todo o programa será, no próprio dia de aniversário, a implementação do sistema ColorADD uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores, tornando, assim, este equipamento público mais inclusivo. Ainda neste dia, será atribuído ao auditório da Biblioteca o nome de José Lopes dos Reis de Melo, numa homenagem ao bibliotecário que fica na história da cultura do concelho pelo trabalho desenvolvido na dinamização da Biblioteca Itinerante nº 2 e da Biblioteca Fixa nº 183, ambas da Fundação Calouste Gulbenkian.

O programa delineado para o mês de aniversário da Biblioteca abrange as várias valências da Biblioteca, bem como os seus diversos públicos. Das oficinas ao cinema, da literatura e dos escritores às exposições e ao teatro. E vai ao encontro dos diversos públicos, dos mais jovens aos mais maduros. (Ver programa)

“Delineámos um programa que procura mostrar a biblioteca nas suas diversas dimensões e aos vários públicos, afirmando-a como um centro de cultura que inclui os livros e a literatura, mas vai muito para além desta vertente. Ao longo da sua vida, a Biblioteca assume-se como polo privilegiado para a promoção, divulgação e dinamização da estratégia de desenvolvimento cultural e social do concelho. É neste contexto que convidamos a população a envolver-se nestas atividades enriquecedoras e a celebrar os 20 anos de uma casa de portas abertas à cultura”, afirma Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada. 

Integrada na estratégia de posicionamento do concelho como um espaço amigo do cinema e do audiovisual, no dia 5 de novembro, a Biblioteca apresenta, em segunda estreia, “A Almeria de Leone, de Paulo Fajardo, um documentário que faz o retrato de um período de 11 anos da vida de Sérgio Leone, cineasta italiano, que marcou o percurso do Cinema até à atualidade.

No dia 6 de novembro, Mário Augusto, jornalista de cinema, apresentador de televisão e escritor, é o convidado do ciclo de conversas com escritores “Palavra de Autor”, que vem falar da sua experiência com o cinema, com os livros, com o audiovisual.

Um workshop de fanzines (publicações não profissionais e não oficiais produzidos por entusiastas de uma cultura particular) é a proposta para dia 13 de novembro e conta com Fernando Ferreira, designer, criador de conteúdos e colecionador de fanzines. Logo a seguir, a 16 de novembro, realiza-se a oficina literária “O monstro somos nós”, baseada na obra “O monstro das cores”, incluído no Plano Nacional de Leitura. Ainda dirigido às crianças, acontece, a peça de teatro “Estórias a 3 dimensões”, da companhia Estórias com Asas, no dia 29 de outubro.

No que se refere aos jovens, é inaugurado, dia 20 de novembro, o novo clube de leitura “Fora da estante”, um clube que vai contornar as leituras obrigatórias e promover uma leitura através de uma dinâmica do grupo.

Uma outra rubrica que estreia este mês, a 23 de novembro, é “Histórias Cão’Sentido”, uma atividade que combina um conto com a interação de um cão terapeuta – o Max. A atividade é dirigida a bebés, crianças a partir dos três anos, pais e avós.

Na Biblioteca, realizam-se também os “Contos com Sotaque”, onde pessoas radicadas na Mealhada oriundas de vários países vêm contar histórias das suas terras e o “Clube de Leitura Grande”, que, uma vez por mês, junta leitores que partilham o gosto pela leitura. Até ao final do mês estará patente a exposição “20 anos de leituras”, dando a conhecer o trabalho desenvolvido desde a génese da Biblioteca Municipal da Mealhada.

A Biblioteca Municipal da Mealhada, instalada num edifício da rua Dr. José Cerveira Lebre, na zona central da cidade, abriu ao público a 29 de novembro de 2004. É constituída por vários espaços, como a secção de leitura geral, a secção infantojuvenil, a sala polivalente, a mediateca ou a zona de leitura de jornais. No seu dia-a-dia, disponibiliza vários serviços e experiências, na sua maioria gratuitos, como workshops, exposições, colóquios e atividades direcionadas à população infantil.

Programa

2 novembro l 10h30 l Público-alvo: crianças dos 3 aos 10 anos

Contos com sotaque

A Biblioteca Municipal pretende criar momentos de leitura e partilha de livros em diferentes línguas e com diferentes sotaques, incentivando o prazer de ler e escutar diferentes leituras. Este mês iremos fazer uma viagem até à Venezuela para conhecer a cultura e os contos tradicionais deste país.

4 a 30 novembro l 10h00 – 13h00 | 14h00-18h00

Exposição “20 anos de leitura(s)”

Leitura(s), livros, memórias, palavras, personagens são as “obras” da exposição “20 anos de leitura(s)” que estará patente na Biblioteca Municipal. O objetivo é dar a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido, ao longo de vinte anos de existência, sobre o poder da literatura e a criação do gosto pela leitura.

5 novembro l 10h30

Dia Mundial do Cinema – Apresentação do documentário “A Almería de Leone”, de Paulo Fajardo

Um documentário que faz o retrato de um período de 11 anos da vida de Sergio Leone, período curto, mas que marcou todo o Cinema até aos dias de hoje. Este ano faz precisamente 60 anos que estreou “Por Um Punhado de Dólares”. Um filme humilde, mas que simbolicamente iniciou uma revolução cinematográfica cujas repercussões se estendem até aos dias de hoje.

6 novembro l 17h00

“Palavra de autor: ciclo de conversas com escritores” | Mário Augusto

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Cinema, convidámos para a rubrica Palavra de autor: ciclo de conversas com escritores o jornalista de cinema, apresentador de televisão e escritor Mário Augusto. Além da televisão, colabora em diversos jornais e revistas e é cronista de rádio, tendo desenvolvido grande parte da sua atividade profissional na divulgação e análise do cinema. É autor de vários livros, nomeadamente de cinema, tais como: “Janela Indiscreta” e “Como se fosse um romance”, além de biografias de atores como Charlie Chaplin e Philip Seymor Hoffman.

13 novembro l 10h00 – 12h30 l Público-alvo: Público em geral (idade mínima – 12 anos)

Workshop de Fanzines

Workshop de criação e divulgação de fanzines, dinamizado por Fernando Ferreira, designer, criador de conteúdos e colecionador de fanzines. Este workshop visa estimular o interesse por esta forma de expressão artística, trabalhando e explorando conceitos das artes visuais entre o público mais jovem através das mais variadas técnicas artísticas (colagem, desenho, escrita, fotografia), tendo como objetivo final a criação de uma publicação.

16 novembro l 10h00 l Público-alvo: Jovens dos 10 aos 16 anos

Oficina Literária “O monstro somos nós”

Oficina Literária “O monstro somos nós” é um projeto infantil, baseado no livro “O monstro das cores”, incluído no Plano Nacional de Leitura através do qual são trabalhadas as expressões e as emoções.

23 novembro l 10h00 | 10h40 | 11h20 l Público-alvo: bebés dos 18 aos 36 meses, avós e netos (a partir dos 3 anos)

Histórias Cão’Sentido

As histórias Cão’Sentido são uma atividade que combina o conto das histórias com a interação com um Cão Terapeuta – o Max, promovendo a leitura, a comunicação, o respeito pelos animais e as habilidades sociais das crianças.

27 novembro l 21h00

Cinema “4ª Clássica”

Uma sessão de cinema apresentada pela secção de Mealhada do Cineclub da Bairrada. O filme, segunda longa-metragem de Niki Caro será “A domadora de baleias”, baseado no livro “Whale Rider”, de Witi Ihimaera.

28 novembro 18h30

Clube de Leitura “Letra GRANDE”

O Clube de Leitura “Letra GRANDE” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal, que conta com a moderação da Dr.ª Clara Pires. Vamos juntar leitores que partilhem o gosto pela leitura para conversarem sobre as suas experiências literárias.

Apareça e faça parte deste clube… garantimos boa companhia, dentro e fora dos livros!

29 novembro l 09h30 | 11h00 – Espetáculo: Estórias a 3 dimensões l Público-alvo: 1º e 2º CEB (idade mínima – 6 anos)

Neste espetáculo de teatro da companhia “Estórias com asas” parte-se do universo da tradição oral (lendas, estórias, fábulas, cantigas tradicionais) e os participantes são levados numa viagem pelo nosso país, revisitando estórias que ajudam a compreender melhor quem somos.

14h30 l Homenagem a José Lopes dos Reis de Melo – atribuição de nome ao auditório

14h30| Parabéns Biblioteca Municipal! – corte de bolo

15h00 | Implementação da sinalética ColorADD na Biblioteca Municipal

O projeto ColorADD é um sistema de identificação de cores único, universal, inclusivo e não discriminatório, que permite aos daltónicos, com base na Teoria da “Adição de Cor”, relacionar os símbolos e identificar as cores que representam. Este projeto inclusivo chega à Biblioteca Municipal e será apresentado pelo seu fundador, Miguel Neiva.

Biblioteca da Mealhada celebra 20 anos com atividades de literatura, cinema, teatro e oficinas

A Biblioteca Municipal da Mealhada celebra 20 anos, dia 29 de novembro, mas assinala a data, durante todo o mês com um vasto conjunto de atividades que vão da literatura ao cinema, do teatro aos workshops. Dia 5 de novembro estreia o documentário “A Almeria de Leone”, de Paulo Fajardo, e, no dia seguinte, Mário Augusto, escritor e jornalista de cinema, é o convidado do espaço “Palavra de Autor”.

Um dos pontos altos de todo o programa será, no próprio dia de aniversário, a implementação do sistema ColorADD uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores, tornando, assim, este equipamento público mais inclusivo. Ainda neste dia, será atribuído ao auditório da Biblioteca o nome de José Lopes dos Reis de Melo, numa homenagem ao bibliotecário que fica na história da cultura do concelho pelo trabalho desenvolvido na dinamização da Biblioteca Itinerante nº 2 e da Biblioteca Fixa nº 183, ambas da Fundação Calouste Gulbenkian.

O programa delineado para o mês de aniversário da Biblioteca abrange as várias valências da Biblioteca, bem como os seus diversos públicos. Das oficinas ao cinema, da literatura e dos escritores às exposições e ao teatro. E vai ao encontro dos diversos públicos, dos mais jovens aos mais maduros. (Ver programa)

“Delineámos um programa que procura mostrar a biblioteca nas suas diversas dimensões e aos vários públicos, afirmando-a como um centro de cultura que inclui os livros e a literatura, mas vai muito para além desta vertente. Ao longo da sua vida, a Biblioteca assume-se como polo privilegiado para a promoção, divulgação e dinamização da estratégia de desenvolvimento cultural e social do concelho. É neste contexto que convidamos a população a envolver-se nestas atividades enriquecedoras e a celebrar os 20 anos de uma casa de portas abertas à cultura”, afirma Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada. 

Integrada na estratégia de posicionamento do concelho como um espaço amigo do cinema e do audiovisual, no dia 5 de novembro, a Biblioteca apresenta, em segunda estreia, “A Almeria de Leone, de Paulo Fajardo, um documentário que faz o retrato de um período de 11 anos da vida de Sérgio Leone, cineasta italiano, que marcou o percurso do Cinema até à atualidade.

No dia 6 de novembro, Mário Augusto, jornalista de cinema, apresentador de televisão e escritor, é o convidado do ciclo de conversas com escritores “Palavra de Autor”, que vem falar da sua experiência com o cinema, com os livros, com o audiovisual.

Um workshop de fanzines (publicações não profissionais e não oficiais produzidos por entusiastas de uma cultura particular) é a proposta para dia 13 de novembro e conta com Fernando Ferreira, designer, criador de conteúdos e colecionador de fanzines. Logo a seguir, a 16 de novembro, realiza-se a oficina literária “O monstro somos nós”, baseada na obra “O monstro das cores”, incluído no Plano Nacional de Leitura. Ainda dirigido às crianças, acontece, a peça de teatro “Estórias a 3 dimensões”, da companhia Estórias com Asas, no dia 29 de outubro.

No que se refere aos jovens, é inaugurado, dia 20 de novembro, o novo clube de leitura “Fora da estante”, um clube que vai contornar as leituras obrigatórias e promover uma leitura através de uma dinâmica do grupo.

Uma outra rubrica que estreia este mês, a 23 de novembro, é “Histórias Cão’Sentido”, uma atividade que combina um conto com a interação de um cão terapeuta – o Max. A atividade é dirigida a bebés, crianças a partir dos três anos, pais e avós.

Na Biblioteca, realizam-se também os “Contos com Sotaque”, onde pessoas radicadas na Mealhada oriundas de vários países vêm contar histórias das suas terras e o “Clube de Leitura Grande”, que, uma vez por mês, junta leitores que partilham o gosto pela leitura. Até ao final do mês estará patente a exposição “20 anos de leituras”, dando a conhecer o trabalho desenvolvido desde a génese da Biblioteca Municipal da Mealhada.

A Biblioteca Municipal da Mealhada, instalada num edifício da rua Dr. José Cerveira Lebre, na zona central da cidade, abriu ao público a 29 de novembro de 2004. É constituída por vários espaços, como a secção de leitura geral, a secção infantojuvenil, a sala polivalente, a mediateca ou a zona de leitura de jornais. No seu dia-a-dia, disponibiliza vários serviços e experiências, na sua maioria gratuitos, como workshops, exposições, colóquios e atividades direcionadas à população infantil.

Programa

2 novembro l 10h30 l Público-alvo: crianças dos 3 aos 10 anos

Contos com sotaque

A Biblioteca Municipal pretende criar momentos de leitura e partilha de livros em diferentes línguas e com diferentes sotaques, incentivando o prazer de ler e escutar diferentes leituras. Este mês iremos fazer uma viagem até à Venezuela para conhecer a cultura e os contos tradicionais deste país.

4 a 30 novembro l 10h00 – 13h00 | 14h00-18h00

Exposição “20 anos de leitura(s)”

Leitura(s), livros, memórias, palavras, personagens são as “obras” da exposição “20 anos de leitura(s)” que estará patente na Biblioteca Municipal. O objetivo é dar a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido, ao longo de vinte anos de existência, sobre o poder da literatura e a criação do gosto pela leitura.

5 novembro l 10h30

Dia Mundial do Cinema – Apresentação do documentário “A Almería de Leone”, de Paulo Fajardo

Um documentário que faz o retrato de um período de 11 anos da vida de Sergio Leone, período curto, mas que marcou todo o Cinema até aos dias de hoje. Este ano faz precisamente 60 anos que estreou “Por Um Punhado de Dólares”. Um filme humilde, mas que simbolicamente iniciou uma revolução cinematográfica cujas repercussões se estendem até aos dias de hoje.

6 novembro l 17h00

“Palavra de autor: ciclo de conversas com escritores” | Mário Augusto

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Cinema, convidámos para a rubrica Palavra de autor: ciclo de conversas com escritores o jornalista de cinema, apresentador de televisão e escritor Mário Augusto. Além da televisão, colabora em diversos jornais e revistas e é cronista de rádio, tendo desenvolvido grande parte da sua atividade profissional na divulgação e análise do cinema. É autor de vários livros, nomeadamente de cinema, tais como: “Janela Indiscreta” e “Como se fosse um romance”, além de biografias de atores como Charlie Chaplin e Philip Seymor Hoffman.

13 novembro l 10h00 – 12h30 l Público-alvo: Público em geral (idade mínima – 12 anos)

Workshop de Fanzines

Workshop de criação e divulgação de fanzines, dinamizado por Fernando Ferreira, designer, criador de conteúdos e colecionador de fanzines. Este workshop visa estimular o interesse por esta forma de expressão artística, trabalhando e explorando conceitos das artes visuais entre o público mais jovem através das mais variadas técnicas artísticas (colagem, desenho, escrita, fotografia), tendo como objetivo final a criação de uma publicação.

16 novembro l 10h00 l Público-alvo: Jovens dos 10 aos 16 anos

Oficina Literária “O monstro somos nós”

Oficina Literária “O monstro somos nós” é um projeto infantil, baseado no livro “O monstro das cores”, incluído no Plano Nacional de Leitura através do qual são trabalhadas as expressões e as emoções.

23 novembro l 10h00 | 10h40 | 11h20 l Público-alvo: bebés dos 18 aos 36 meses, avós e netos (a partir dos 3 anos)

Histórias Cão’Sentido

As histórias Cão’Sentido são uma atividade que combina o conto das histórias com a interação com um Cão Terapeuta – o Max, promovendo a leitura, a comunicação, o respeito pelos animais e as habilidades sociais das crianças.

27 novembro l 21h00

Cinema “4ª Clássica”

Uma sessão de cinema apresentada pela secção de Mealhada do Cineclub da Bairrada. O filme, segunda longa-metragem de Niki Caro será “A domadora de baleias”, baseado no livro “Whale Rider”, de Witi Ihimaera.

28 novembro 18h30

Clube de Leitura “Letra GRANDE”

O Clube de Leitura “Letra GRANDE” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal, que conta com a moderação da Dr.ª Clara Pires. Vamos juntar leitores que partilhem o gosto pela leitura para conversarem sobre as suas experiências literárias.

Apareça e faça parte deste clube… garantimos boa companhia, dentro e fora dos livros!

29 novembro l 09h30 | 11h00 – Espetáculo: Estórias a 3 dimensões l Público-alvo: 1º e 2º CEB (idade mínima – 6 anos)

Neste espetáculo de teatro da companhia “Estórias com asas” parte-se do universo da tradição oral (lendas, estórias, fábulas, cantigas tradicionais) e os participantes são levados numa viagem pelo nosso país, revisitando estórias que ajudam a compreender melhor quem somos.

14h30 l Homenagem a José Lopes dos Reis de Melo – atribuição de nome ao auditório

14h30| Parabéns Biblioteca Municipal! – corte de bolo

15h00 | Implementação da sinalética ColorADD na Biblioteca Municipal

O projeto ColorADD é um sistema de identificação de cores único, universal, inclusivo e não discriminatório, que permite aos daltónicos, com base na Teoria da “Adição de Cor”, relacionar os símbolos e identificar as cores que representam. Este projeto inclusivo chega à Biblioteca Municipal e será apresentado pelo seu fundador, Miguel Neiva.

- pub -

MAIS PARA SI